O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, participou de uma reunião na tarde desta segunda-feira (15) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na sede da instituição em Nova York (EUA). Além do papel do Brasil na ONU, eles discutiram a participação do Brasil em missões na África central, após o fim da missão humanitária no Haiti, comandada pelo Brasil.
Rodrigo Maia também levou à ONU a situação de crise em que se encontra a fronteira entre Brasil e Venezuela, com a vinda de imigrantes do país vizinho para Roraima. Segundo Maia, a Venezuela não aceita ajuda em seu lado da fronteira. Guterres, por sua vez, relatou a mesma preocupação da Colômbia, de onde acaba de retornar.
“Há essa preocupação de todos, com a situação humanitária na Venezuela, e o Brasil está colaborando, não vamos deixar de receber nossos vizinhos, mas isso tem um impacto em uma região que já é carente no Brasil. Claro que a ONU podendo participar nos interessa, porque é uma questão de imigração e humanitária”, disse Maia.
O presidente da Câmara está nos Estados Unidos para uma série de compromissos em que representará a Casa.