sábado, 23 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia têm economia fortalecida por empreendimentos associados à cultura – Brasília

16/01/2018
in Distrito Federal

Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia são as três regiões administrativas com a maior concentração de microempreendedores individuais (MEI) associados com cultura do Distrito Federal. A presença desses negócios fomenta o mercado de trabalho nas regiões.

A informação é de levantamento divulgado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) na tarde desta terça-feira (16), no auditório da sede da companhia. O texto para discussão fez uma análise do mercado de MEIs associados à cultura na cidade.

Esse aglomerado de empresários da área nas regiões forma o que o documento estabelece como clusters — redes de produção cultural e criativa com organização não vertical.

Como os MEIs são trabalhadores individuais, eles fazem e demandam serviços uns dos outros. Entre os exemplos fornecidos pela pesquisa, estão serviços freelance para empresas maiores e organizações entre os empreendedores para fazer projetos complementares.

Além disso, também prestam serviços para outros agentes econômicos locais, como comércios e escolas. Com isso, eles fortalecem a economia nas três regiões administrativas.

Aspas de alguém que explique isso na apresentação

Brasília tem 15% de microempreendedores associados à cultura

Com 15% dos MEIs de Brasília associados com cultura, o levantamento determinou os tipos de empreendimento com base em duas metodologias de pesquisa: uma do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A maioria dos MEIs de cultura em Brasília é voltada para publicidade

A primeira faz o levantamento com base nas declarações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza (ISS).

De acordo com ela, a maioria dos MEIs de cultura em Brasília é voltada para publicidade. O número não pode ser estabelecido porque empresários não fazem declaração de todos os impostos.

Alguns pagam os dois, uns apenas o ISS e outros só o ICMS, o que impede a Codeplan de descobrir quais se repetem nos dois tributos.

A metodologia da Unesco envolve divisões de negócios predeterminadas. Na separação da organização, os destaques são empresas de esporte e recreação (5.642 no ISS e 4.014 no ICMS) e de design e serviços criativos (4.662 no ISS e 2.708 no ICMS).

A pesquisa da Codeplan é a primeira etapa de um mapeamento feito a pedido da Secretaria de Cultura. A intenção é levantar dados sobre consumo, acesso, mão de obra, grupos culturais, localização e evolução temporal da economia criativa do DF.

Aguarde mais informações e a galeria de fotos.

Edição: Paula Oliveira

Codeplan (Companhia de Planejamento do DF) Secretaria de Cultura do DF

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2018/01/16/aguas-claras-taguatinga-e-ceilandia-tem-economia-fortalecida-por-empreendimentos-associados-a-cultura

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.