O período de defeso iniciou neste mês de janeiro. Nesta sexta (19), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) fará uma operação de fiscalização como forma de combater a pesca, transporte e comércio irregular e ilegal dos crustáceos.
O defeso compreende o período reprodutivo das espécies, por esse motivo, fica vedado o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume das espécies proibidas, que não seja oriundo do estoque declarado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Caranguejo
O período da proibição da pesca iniciou no dia 1° de janeiro no Maranhão e irá até 23 de março, restando, ainda, as seguintes datas: 17 a 22 de janeiro; 1º a 6 de fevereiro; 16 a 21 de fevereiro; 2 a 7 de março; 18 a 23 de março.
Camarão
O período de defeso iniciou no dia 1° de janeiro e se estende até o dia 30 de abril. Porém, de acordo com a portaria do Ministério do Meio Ambiente e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, devido às especificidades do litoral do Maranhão e das reentrâncias maranhenses, o defeso se estenderá até 31 de maio.
SERVIÇOO quê? Fiscalização do caranguejo Uçá e Camarão.Quando? Nesta sexta-feira (19), às 8h.Onde? Mercado do Peixe.
Comentários
Comentários