Canales não deixou saudade com sua passagem pelo Botafogo em 2016-2017 (Foto: Vítor Silva/SSPress/BFR)
Carlos Eduardo Sangenetto
19/01/2018
Rio de Janeiro (RJ)
Vilão do Botafogo e uma das apostas mais equivocadas da diretoria alvinegra nos últimos anos, Gustavo Canales (35) teve sua aposentadoria anunciada nesta sexta-feira no Chile. O comunicado foi feito no site da Unión Española, clube onde é ídolo e que defendeu no último ano da carreira.
“Cracknales”, como é conhecido em seu país, apareceu para o Botafogo na Libertadores de 2014. No Unión Española, o atacante marcou o gol da vitória da equipe chilena em cima de Jefferson dentro do Maracanã, o que foi crucial para precoce eliminação alvinegra na fase de grupos da competição.
Canales encara Jefferson antes de marcar contra o Botafogo em 2014 (Foto: Reprodução/Fox Sports)
Mapeando o mercado sul-americano, Botafogo contratou o centroavante em maio de 2016 como grande aposta para a “camisa 9”, mas ficou longe de ter sucesso com o reforço. O veterano chegou ao clube com uma lesão no pé direito e se recuperou apenas em julho, quando finalmente fez sua estreia. Com 11 jogos pelo Fogão, Canales marcou apenas um gol, na vitória sobre o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, em setembro, mas lesionou novamente o pé, desta vez o esquerdo, no mês seguinte, e precisou passar por uma cirurgia.
São poucas as imagens de Canales em jogos do Botafogo. Então vai mais um clique com uniforme de treino
(Foto: Vítor Silva/SSPress/BFR)
“Fininho”, com 5kg a menos, o chileno se reapresentou aparentemente recuperado da grave lesão, mas não esteve apto pela comissão técnica para voltar aos gramados. Com um dos salários mais altos do elenco (R$ 280 mil), atrás apenas de Jefferson e Montillo na época, o jogador chegou a um acordo de rescisão de contrato em março do ano passado, mas teve seus vencimentos pagos até julho.
A passagem de Canales pelo Glorioso foi tão apagada que chegou a ter números inferiores ao desempenho do argentino Leandro Zárate, que defendeu a equipe alvinegra em 2008 e marcou dois gols. Você concorda? Foi uma das piores contratações dos últimos tempos? Dê sua opinião!
Saudações alvinegras!