O Governo do Maranhão iniciou acompanhamento técnico gerencial aos beneficiários do Programa Mais Renda, nos municípios de Menor Índice de Desenvolvimento (IDH), contemplados pela iniciativa.
O acompanhamento técnico é a última etapa do Mais Renda, que tem como objetivo oportunizar a inclusão produtiva de trabalhadores informais por meio da qualificação profissional e de melhor estruturação de seus pequenos empreendimentos, nos ramos da alimentação e beleza. O Mais Renda é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).
Além dos municípios de menor IDH, entre eles Araioses, Água Doce, Santo Amaro e Primeira Cruz, o acompanhamento técnico gerencial está sendo prestado, também, aos beneficiários do Mais Renda nos municípios São Mateus e Timon.
Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, a ação visa auxiliar vendedores e prestadores de serviço que exercem a atividade na informalidade ou com pouca estrutura, para que consigam ganhar mais e garantir melhor qualidade de vida às suas famílias.
“Além desse propósito, a iniciativa contribui também para o desenvolvimento socioeconômico local e ajuda as pessoas a crescerem em seus pequenos negócios”, afirmou Neto Evangelista.
O acompanhamento técnico gerencial tem como objetivo prestar consultoria aos pequenos empreendedores integrantes do programa, nas áreas do direito, contabilidade e nutrição. Nessa etapa, os beneficiários recebem orientações por um período de oito meses, obtendo, inclusive, informações sobre a inscrição no MEI (Micro Empreendedor Individual).
De acordo com o gestor de Fomento às Atividades Produtivas da Sedes e coordenador estadual do Mais Renda, Fábio Corrêa, também está sendo realizado, nesses municípios, o diagnóstico familiar, por meio de uma sondagem relativa a alguns aspectos econômicos e sociais dos beneficiários do programa, como renda familiar, quantidade de pessoas na família, tipo de casa em que moram, objetos domésticos que possuem, entre outras informações.
“Essas informações vão nos subsidiar para fazer um relatório comparativo sobre a vida dos beneficiários antes e depois de terem recebido o fomento do Estado. Por esse diagnóstico, será possível sabermos a evolução econômica e social dos participantes do programa”, explicou Fábio Corrêa.
Ao todo, o Programa Mais Renda está beneficiando cerca de 750 pessoas, contemplando também os municípios São Luís, Imperatriz, Açailândia, Codó, Caxias, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Antes do acompanhamento técnico gerencial, os beneficiários recebem ainda capacitação, que é uma etapa obrigatória para participação no programa e para que recebam os kits de equipamentos referentes à atividade que executam, cedidos pelo Governo. O curso tem carga de 40 horas e versa sobre três eixos: humanas, técnicas de boas práticas de trabalho e gerencial.
Para os trabalhadores do ramo de alimentos, o Governo do Estado fornece os carrinhos próprios para a venda de churrasco, cachorro-quente, tapioca ou batata frita, de acordo com a necessidade de cada um. Já para a área da beleza, o kit é composto por secadores, chapinhas, lavatórios, entre outros acessórios.
Para ser selecionado, o participante do Mais Renda deve atender alguns critérios, como estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda mensal, por pessoa da família, de até meio salário mínimo, desde que já atuem ou pretendam atuar como empreendedores do setor alimentício ou de beleza.
Comentários
Comentários