As mil vagas para o quadro efetivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) ofertados em concurso público serão disputadas por 44.371 pessoas. As vagas estão divididas em 28 cargos nas áreas médica, assistencial e administrativa. Os salários variam de R$ 1.000 até R$ 7.425,31.
“O concurso é uma necessidade real, mas, sobretudo, uma forma de democratizar o acesso à rede estadual de saúde por mérito. Temos um déficit de pessoal, uma vez que não se realizava um concurso para a área desde 1992”, informa o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O cargo que mais recebeu inscrições foi o de técnico em enfermagem, com 16.122 inscritos, seguido por enfermeiro (8.050) e assistente administrativo (5.639). Já dentre os que menos receberam inscrições, destacam-se médico endocrinologista (38), enfermeiro de UTI pediátrica (39) e médico psiquiatra (48).
Segundo o Instituto AOCP, organizadora do concurso, o local, a sala e o horário de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, a partir de 29 de janeiro de 2018. O candidato deverá imprimir o cartão de informação no mesmo site.
Cargos
O concurso da Emserh oferece mil vagas para diversas áreas. São 51 vagas na área administrativa para candidatos com graduação em direito (com registro da OAB), administração e jornalismo, além de 30 vagas para nível médio e curso técnico como auxiliar. Todos devem apresentar diploma de conclusão da correspondente escolaridade, bem como o registro no órgão de classe.
Para o cargo da área assistencial, o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão de curso do nível médio ou o curso técnico equivalente, assim como graduação em biomedicina, farmacêutico-bioquímico, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional. Para os cargos de enfermeiro (Obstetra, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, UTI Adulto) e fisioterapeuta (UTI Pediátrica e Neonatal) é necessário ter pós-graduação ou experiência comprovada de dois anos na função.
A seleção do certame ocorrerá em duas etapas e os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório. Na fase seguinte, serão realizadas as avaliações de títulos ou experiências profissionais.
As pessoas com deficiência têm assegurado 5% das vagas existentes ou das que vierem a surgir no prazo de validade do concurso, desde que os empregos pretendidos sejam compatíveis com sua deficiência, como determina o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal.
Provas
As provas objetivas serão realizadas no dia 18 de fevereiro de 2018 com horários de acordo com o cargo. Pela manhã, serão aplicadas as provas para os cargos assistenciais e administrativos. As avaliações serão realizadas à tarde para os cargos de assistente administrativo e da área médica.
A aplicação da prova será realizada nas cidades de Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e São Luís. Em caso de indisponibilidade de locais adequados ou suficientes na localidade de realização das Provas, estas poderão ser realizadas em localidades próximas. As demais etapas presenciais do concurso público serão realizadas na cidade de São Luís.
QUADRO DE INSCRITOS
CARGO – Nº INSCRITOS
MÉDICO – CARDIOLOGISTA 59
MÉDICO – CLÍNICA MÉDICA 155
MÉDICO – ENDOCRINOLOGIA 38
MÉDICO – GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 86
MÉDICO – ORTOPEDIA 81
MÉDICO – PEDIATRIA 151
MÉDICO – PSIQUIATRIA 48
BIOMÉDICO 918
BIOQUÍMICO 149
ENFERMEIRO 8050
ENFERMEIRO OBSTETRA 392
ENFERMEIRO UTI ADULTO 299
ENFERMEIRO – UTI NEONATAL 111
ENFERMEIRO – UTI PEDIÁTRICA 39
FARMACÊUTICO 1924
FISIOTERAPEUTA 1831
FISIOTERAPEUTA – UTI PEDIÁTRICA E NEONATAL 103
FONOAUDIÓLOGO 378
NUTRICIONISTA 1971
ODONTÓLOGO 1021
PSICÓLOGO 1254
TÉCNICO DE ENFERMAGEM 16122
TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL 600
TERAPEUTA OCUPACIONAL 298
ADVOGADO 722
ANALISTA ADMINISTRATIVO 1738
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 5639
JORNALISTA 194
Comentários
Comentários