O garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (483 quilômetros de Cuiabá) já está totalmente desocupado. A informação foi confirmada pela Polícia Federal nesta terça-feira (10). A desintrusão faz parte da Operação “Terra do Nunca”. Pelo menos sete mil pessoas estariam na “Nova Serra Pelada”, como o local ficou conhecido. O próximo passo segundo a PF é a realização de perícias e implosão dos buracos e galerias existentes para evitar desmoronamentos e acidentes no local.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, mais de 160 policiais militares e civis, com apoio do helicóptero do Ciopaer, foram empregados no trabalho de desocupação do garimpo. A desocupação segue ordem judicial expedida pela Justiça Federal. A decisão pelo fechamento do garimpo deu-se devido a ausência de autorização por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, após a retirada das pessoas, a segurança fará, por um determinado período, a manutenção da situação no local. “Vamos garantir que ninguém mais acessará o local por um certo período. A partir daí, caberá aos donos das terras fazer o seu controle, impedindo que as pessoas acessem o morro”, completou o secretário adjunto.
A corrida do ouro em Pontes e Lacerda tornou-se maior devido a disseminação de fotos e vídeos nas redes sociais. O caso ganhou destaque nacional e pessoas de outros Estados vieram para a cidade. Depois da medida judicial para desocupação foi deflagrada a Operação Terra do Nunca que remete à ilha de Peter Pan, um personagem de Walt Disney, dando a entender que busca pela terra do ouro não passa de um sonho impossível.
Com informações de Circuito Mato Grosso e Asessoria