sexta-feira, 12 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo discute desafios e perspectivas para promoção do trabalho decente no Maranhão – Maranhão

31/01/2018
in Maranhão

imagem31-01-2018-22-01-42

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), discutiu os desafios para a promoção do trabalho decente no estado e as perspectivas para seu fortalecimento como ferramenta de combate à escravidão contemporânea, em seminário promovido pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTB-MA) nesta quarta-feira (31), no auditório da SRTB na Cohab.

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho de outubro do ano passado, 61,5% dos procedimentos em curso no MPT/MA sobre trabalho em condições análogas à escravidão envolvem condições degradantes.

O evento reuniu auditores, membros do estado e sindicalistas, em alusão ao dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e Dia Nacional do Auditor Fiscal do Trabalho, instituído em memória aos auditores assassinados no exercício de suas funções em Unaí, Minas Gerais, em 28 de janeiro de 2004.

Para o secretário adjunto de Direitos Humanos e palestrante do evento, Jonata Galvão, o seminário possibilita ao estado prestar contas sobre as ações de combate ao trabalho escravo e promoção do trabalho decente.

“Neste momento em que o país apresenta queda na quantidade de empregos, no Maranhão, fechamos 2017 com saldo positivo, com mais de 200 mil novas vagas. Isso demostra que as políticas e ações do Governo do Estado estão no rumo correto”, disse Jonata Galvão.

“Além de efetivas, as ações direcionam para a promoção do trabalho decente, mudando o cenário histórico de atraso do estado. Atrelado a isso, o Governo tem incentivado, também, ações de combate à pobreza, educação, saúde, economia solidária, produção agrícola familiar, entre outras”, completou o secretário.

A atividade integra a programação da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que no Maranhão marcou o início da segunda etapa do Projeto Escravo, Nem Pensar. Desenvolvido pela ONG Repórter Brasil, em cumprimento à meta 41 do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, o projeto determina que os estados adeptos promovam a formação de professores e lideranças populares para que possam, nas escolas e na comunidade onde estão inseridos, atuar no combate ao trabalho escravo. O projeto também cumpre a Cláusula Primeira, item V, do Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2017 com o Ministério Público do Trabalho.

Trabalho decente na vida de gente

Ainda em cumprimento ao TAC assinado no ano passado, a Sedihpop inicia, a partir de fevereiro. e em parceria com a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/MA), a campanha de comunicação estadual Trabalho Decente na Vida da Gente, que tem caráter educativo e informativo para promoção do trabalho decente e conscientização das características da escravidão contemporânea, principalmente na zona rural, onde condições indignas de trabalho ainda persistem e são tratadas com naturalidade.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/noticias/governo-discute-desafios-e-perspectivas-para-promocao-do-trabalho-decente-no-maranhao

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.