segunda-feira, 1 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Idaf avalia atuação sanitária integrada entre Acre, Bolívia e Peru « Acre

01/02/2018
in Acre

O monitoramento das fronteiras é essencial para garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos comercializados no Brasil, Peru e Bolívia. Com o intuito de fortalecer esse trabalho de fiscalização e traçar estratégias de atuação conjunta, o diretor-presidente do Instituto Agropecuário e Florestal do Estado do Acre (Idaf), Ronaldo Queiróz, esteve na cidade de Cobija, capital do Departamento de Pando (Bolívia), dialogando com as autoridades peruanas e bolivianas, na última terça-feira, 30.

imagem01-02-2018-06-02-40

Gestores avaliaram a eficácia das atividades e traçaram estratégias conjuntas (Foto: Cedida)

Durante o encontro, que reuniu o corpo técnico do Idaf e dos órgãos de proteção animal e vegetal dos países vizinhos, os gestores avaliaram a eficácia das atividades de defesa agropecuárias. As ações de sanidade vegetal também foram averiguadas e acordadas entre os órgãos. “A reunião  foi excelente, de modo que os três órgãos de defesa da tríplice fronteira se comprometeram trabalhar juntos, pois compreendemos que é preciso atuar de maneira integrada para combater pragas e doenças que causam prejuízos aos três países”, frisou Queiróz.

A reunião é uma preparatória para o próximo encontro trinacional, que será promovido no fim de março, em Puerto Maldonado (Peru).

Desdobramentos

Na área de sanidade vegetal, as instituições trocaram experiências sobre ações de combate e prevenção à monilíase do cacaueiro e do cupuaçuzeiro – praga causada por fungos –, que já se encontra em localidades distantes menos de 150 quilômetros das fronteiras do Brasil e Bolívia.

A proliferação, monitoramento e combate da praga mandorová da mandioca e da seringueira, presente em território boliviano desde o ano passado, bem como a detecção do barbeiro – mosquito transmissor da doença de chagas, que pode ser transmitida pelo consumo do açaí –, também foram pautas da reunião em Cobija.

A ações de combate e controle do caracol gigante africano – transmissor do verme causador de meningite – foram pactuadas entre as instituições, que se comprometeram também adotar medidas de enfrentamento ao contrabando de agrotóxicos e levantar dados acerca das doenças que atingem os citros.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/idaf-avalia-atuacao-sanitaria-integrada-entre-acre-bolivia-e-peru

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.