Se você concurseiro, possui nível médio e sonha em ingressar nas Forças Armadas, confira essa notícia!
O novo concurso público destinado ao ingresso na Escola de Sargentos das Armas (ESA) terá um novo edital publicado em maio de 2018!
A oferta será de mais de 1.000 vagas para as áreas de Combatente/Logística – Técnica/Aviação, Música e Saúde. Trata-se de uma excelente oportunidade de carreira para jovens de todo o país!
Saiba como foi o último concurso e aproveite para dar início a sua preparação imediatamente!
Último concurso ESA
O último certame aconteceu em 2017 e contou com 1.100 oportunidades divididas em três editais para as áreas de Combatente/Logística – Técnica/Aviação, Música e Saúde.
Primeiro edital: Oportunidades para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército distribuídas entre áreas de Combatente, Logística Técnica e Aviação, para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador, Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção.
Segundo edital: Vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta, Flauta em dó/Flautim em dó, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Trombone Tenor/Trombone Baixo, Trompa e Trompete/ Cornetim/ Flueghorne.
Terceiro edital: Vagas para o Curso de Formação de Sargentos de Saúde no curso de Técnico em Enfermagem.
O concurso ESA de 2017 atraiu 111 mil inscritos. Confira a concorrência de candidatos por vaga de acordo com a área:
– Geral/Aviação (masculino): 89 candidatos/vaga
– Geral/Aviação (feminino): 192 candidatas/vaga
– Música: 73 candidatos/vaga
– Saúde: 147 candidatos/vaga
Qual o salário?
Após a formatura, o candidato aprovado no curso de formação será engajado no Exército como 3º Sargento e terá remuneração inicial de R$ 3.325,00.
Quais foram os requisitos para concorrer?
Os requisitos para participar da seleção foram:
– Área de Combatente, logística e aviação, foi preciso ser brasileiro nato, ter o ensino médio completo ou estar matriculado no 3º ano, além de ter, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade.
– Áreas de Música e Saúde, idade mínima de 17 e máxima de 26 anos. Para a área de saúde, além do ensino médio, é exigida a conclusão do curso de técnico em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Como foram as Provas?
As provas são realizadas em todos os estados do país, nas Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE).
A avaliação do concurso ESA 2017 foi realizada em duas etapas. Na primeira, todos os candidatos foram avaliados por exame intelectual (prova objetiva), aplicado no dia 24 de setembro de 2017.
O exame contou com questões sobre as seguintes matérias:
1ª parte – Matemática (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e 3);
2ª parte – Português (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2;
3ª parte – História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de cada disciplina, e 08 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina);
4ª parte – Teoria Musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Saúde; e
5ª parte – Português (1 questão discursiva – redação).
Os aprovados na primeira etapa passaram ainda por valoração de títulos; inspeção de saúde (IS); Exame de aptidão física; Exame de habilitação musical (apenas para os candidatos da área Música) e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, quando de sua apresentação.
Conheça a Escola de Sargentos das Armas
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!