Demonstração de operação do CTA. (Foto: Nael Reis)
O governador Flávio Dino abre oficialmente as atividades do Centro Tático Aéreo (CTA) na Região Tocantina nesta sexta-feira (2). O grupamento que integra a estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e utiliza aeronaves em operações de salvamento conta com amplo hangar que terá acomodação de aeronaves, equipes de mecânicos, reserva de armamentos e caminhão de combustível; e ainda, instalações para departamentos administrativos, alojamentos e demais dependências para a permanência das equipes policiais.
O prédio terá, ainda, um heliporto com iluminação adequada para a atividade aérea. Para o atendimento, além do efetivo militar, sendo alguns com formação também na área de saúde, o grupamento terá aeronaves dotadas de alta tecnologia. O efetivo tem capacidade para atender ocorrência até o nível de alta complexidade, a exemplo de acidentes em BRs e MAs, locais de difícil acesso e salvamentos em mar.
As equipes do CTA são formadas por efetivo das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, que atuam de forma integrada e com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Esta é a segunda base do serviço em municípios do interior do estado, dando continuidade à expansão do Centro, prometida pelo governador. A primeira base descentralizada funciona desde quarta-feira (31), em Presidente Dutra.
Comentários
Comentários