sábado, 13 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Maranhão contará com novo Cadastur para ampliar formalização do setor turístico – Maranhão

01/02/2018
in Maranhão

imagem01-02-2018-23-02-37

imagem01-02-2018-23-02-38

Lançamento do novo cadastro de prestadores de serviços turísticos para a região Nordeste. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (1º), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), participou do lançamento do novo cadastro de prestadores de serviços turísticos – Cadastur – para a região Nordeste. O evento foi realizado na cidade de Maceió (AL) com o objetivo de ampliar a formalização das empresas que prestam serviços turísticos no estado.

A partir de agora, todo o cadastro será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que possui interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal. Com a medida, a expectativa do Ministério do Turismo é garantir o cadastro dos 404 meios de hospedagem registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur no ano passado. Atualmente, apenas 300 estão no sistema.

O Governo do Maranhão foi representado pelo secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, que elencou os benefícios do novo Cadastur. “O novo sistema do Cadastur vai facilitar o cadastramento das empresas. Acredito que os próprios empresários e trabalhadores deste importante segmento da nossa economia entendem e apoiam esse trabalho. Hoje temos 29% das empresas maranhenses cadastradas, nossa meta é chegar ao fim deste ano com o dobro desse número em cadastramentos”, declarou.

A coordenadora do Cadastur do Maranhão, Divina Lacerda, participou do treinamento do novo sistema do Cadastur e falou da importância dessa nova ferramenta. “O novo sistema é simples e ágil. Agora teremos menos arquivamento físico, além de que os turistas e pessoas interessadas vão poder ter informações em tempo real do estabelecimento”, ressaltou.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, assim como de representantes dos órgãos de turismo da região e do trade no estado de Maceió. Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias – agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.

“Esse é um importante marco para o turismo brasileiro uma vez que, com o novo Cadastur, daremos mais um passo em direção à regularização do setor em todo o país. Nossa intenção é melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas”, comentou o ministro.

Fiscalização

De acordo com o cronograma do Ministério do Turismo, até abril de 2018 todas as capitais brasileiras receberão equipes de fiscalização para sensibilizar os prestadores de serviços sobre a importância da formalização do setor. A Operação Verão Legal já esteve em Brasília, Rio de Janeiro e Boa Vista e na próxima semana estará em Alagoas para realizar mais fiscalizações.

O ministro Marx Beltrão reforçou ainda que o Cadastur 3.0 é um importante legado para o turismo nacional. “Mostramos que o ministério não deve estar à frente mas sim ao lado dos empresários, deixando que eles trabalhem. Até o final de março iremos percorrer todas as capitais com o foco na orientação da importância do cadastro”, concluiu.

Em dezembro de 2017 foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Importante alertar que quem for flagrado com cadastro fora de validade será considerado ilegal e pode ser autuado pelos órgãos de controle. Caso não regularize sua situação, ainda pode ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil.

Cronograma

O Cadastur estará em vigor em todo o país até março. A implantação será feita em etapas e começou pelo Distrito Federal, em 18 de janeiro, com um projeto piloto e após o lançamento no Nordeste será a vez de Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul, nesta ordem.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/turismo/maranhao-contara-com-novo-cadastur-para-ampliar-formalizacao-do-setor-turistico

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.