A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) informou nesta quinta-feira (12) que o resultado do exame do homem que foi transferido de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro na noite de quarta com suspeita de ter o vírus ebola vai sair no fim da tarde. A expectativa no início do dia era que o resultado do primeiro teste sairia ao meio-dia.
O paciente está em isolamento no Hospital Evandro Chagas, que fica na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, no Subúrbio do Rio.
O motivo do adiamento é o atraso na chegada do paciente, que deu entrada na Fiocruz por volta de meia-noite. O resultado vai ser divulgado pelo Ministério da Saúde em Brasília.
Segundo à Fiocruz, o paciente já foi submetido a uma bateria de exames e até o início da tarde deverá ser divulgado um boletim com seu estado clínico. Ele está sendo acompanhado por um médico, um enfermeiro e um agente de desinfecçao, que cuida da limpeza da área de isolamento onde está o paciente.
A Fiocruz designou duas equipes em dois turnos que acompanham o brasileiro durante 24 horas por dia. A equipe de desinfecçao passou treinamento para casos semelhantes na semana passada.
Se os primeiros exames derem negativo, as análises serão repetidas em 48 horas. O acompanhamento é necessário e repetido até que a suspeita de ebola esteja descartada.
O homem suspeito de ter contraído a doença chegou a Belo Horizonte na sexta-feira (6), vindo da Guiné, na África, país que tem surto de ebola. No domingo (8), ele começou a apresentar febre alta, dores musculares e dor de cabeça.
Na terça-feira (10), ele foi diagnosticado com suspeita de infecção por ebola. Ele começou a receber atendimento no Pronto Atendimento da Pampulha, em Belo Horizonte.
Informações do G1