Deputados, vereadores, secretários e agentes financeiros visitam os conjuntos habitacionais
Atendendo convite do vice-presidente Institucional da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero, Maurílio Vasconcelos com apoio do vice-governador Daniel Pereira, mais de 20 deputados, vereadores e secretários estaduais e municipais, dentre outros, conheceram na última semana, os empreendimentos Cristal da Calama 1 e 2, localizados na capital rondoniense e que integram o programa Minha casa, minha vida.
Segundo o vice-presidente da Fiero, o empreendimento conta com 106 hectares e 2941 casas construídas. “Estes podem ser considerados os melhores empreendimentos feitos neste programa no país. São casas individualizadas dentro de lotes com 200 metros quadrados, com toda uma infraestrutura que faz do empreendimento uma pequena cidade dentro de Porto Velho” explicou.
A expectativa é que até fevereiro de 2016 cerca de 1600 casas do Cristal da Calama 1 sejam entregues às famílias cadastradas. E até o meio do ano, as moradias restantes do Cristal da Calama 2.
Vasconcelos disse que “o nosso objetivo ao convidar os parlamentares foi promover uma mobilização para mostrar a importância do Programa Minha casa, minha vida que tem sido um programa exitoso no nosso estado. O governo investiu muito e o retorno foi excelente. Vale destacar que a nossa cota seria para construir 5 mil unidades e foram construídas mais de 20 mil”, afirmou.
No ponto de vista de Vasconcelos, a Federação das Indústrias vive um momento impar na sua história como um parceiro importante do governo do estado. A Fiero, na gestão do presidente Marcelo Thomé, se transformou em fórum permanente de discussões dos grandes problemas do estado, assim como oferecer rumos e dar soluções. “A Federação está cumprindo seu papel. Basta citar como ação mais recente a defesa da reabertura da Rodovia BR 319, enviando uma comitiva até Manaus para mostrar a importância desta interligação” falou.
Deputado estadual Laércio da TV, que participou do tour pelo Cristal da Calama 1 declarou que com este empreendimento Rondônia demonstra que tem avançado na questão da moradia. “Talvez este seja o estado em que melhor tem funcionado o Minha casa, minha vida”.
O parlamentar lembrou que Porto Velho sofre com o problema de ocupações e invasões e carece disso para dar infraestrutura para pessoas de menor poder aquisitivo. “Vimos casas de ótima qualidade onde uma família pequena com três ou quatro pessoas podem morar com tranquilidade. Acredito que desta forma o programa vai resolver, pelo menos em parte, este problema gravíssimo do nosso estado, que são os relacionados a falta de moradia. O deputado finalizou parabenizando os envolvidos no projeto e à iniciativa do vice-presidente da Fiero em convidar deputados e vereadores para conhecer o empreendimento.
Para o secretário municipal de Ação Social, Solano Ferreira, o empreendimento é para abrigar as famílias vulneráveis que vivem em áreas de riscos, principalmente as alagadas da última cheia do Madeira. “Por prudência, o município fez o mapeamento destas famílias por meio de um cadastro prévio e realocá-los para locais seguros. O Minha casa, minha vida é fundamental para que os problemas de moradia sejam minimizados, de forma que se possa resgatar a dignidade e a cidadania desta parcela da nossa população”, garantiu.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero