Depois de se retratar, na primeira página, pelo erro cometido pelo colunista Lauro Jardim contra Fabio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, o jornal O Globo também retirou da internet seis publicações da repercussão sobre o caso.
Jardim havia dito, equivocadamente, que Fabio teria sido citado na delação de Fernando Baiano como beneficiário de pagamentos de R$ 2 milhões. Como a informação é falsa, Fabio processa O Globo, que tenta se resguardar.
Leia, abaixo, a nota em que O Globo explica a retirada das reportagens:
O GLOBO eliminou de seu site, e outros canais digitais, matérias relacionadas à notícia publicada com erro envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula. Como já noticiado pelo jornal, ele não foi citado pelo lobista Fernando Baiano na delação que fez na Operação Lava-Jato. O GLOBO, na coluna de Lauro Jardim do dia 11 de outubro, errou ao dizer que Baiano afirmara ter dado R$ 2 milhões para pagar contas de Lulinha. Na verdade, Baiano não citou o nome e disse que o também lobista e pecuarista José Carlos Bumlai é que pediu o dinheiro alegando que seria para uma nora de Lula.
A correção foi publicada na primeira página do jornal impresso, na capa do site e no blog de Lauro Jardim no último dia 8 de novembro.
Por questões tecnológicas, a correção nos textos de outras matérias relacionadas ao caso faria com que seus títulos, baseados na informação original com erro, fossem publicados novamente. Assim, para evitar a replicação do erro, as seguintes matérias foram retiradas da rede:
Para oposição, revelação de Baiano sobre Lulinha é grave
Oposição cobra explicação de filho de Lula sobre contas
PPS solicita a Janot acesso à delação de Fernando Baiano
Lulinha nega ter tido despesas pagas por delator
STF nega a Lulinha acesso à delação da Lava-jato
Lulinha e Cunha têm o benefício da dúvida, diz peemedebista
Fonte: Brasil 247