O Hospital Regional da Chapada, inaugurado pelo Governo do Estado no dia 2 de dezembro de 2017, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, realizou, até o final do mês de janeiro deste ano, 25.600 procedimentos. A unidade atende 11 municípios da região e já registrou 1.054 internações distribuídas para clínica médica e pediátrica, além de cirurgia geral e ortopédica.
O HRC contou com investimento de R$ 58 milhões e dispõe de 101 leitos, sendo 10 de UTI, atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório. O diretor operacional do Hospital Regional da Chapada, Julio Eloy Passos, afirma que a procura pelos serviços da unidade tem aumento gradativo. “A unidade já está com todos os serviços implantados e a demanda vem aumentando conforme a população toma conhecimento do atendimento oferecido. No primeiro mês de funcionamento, ultrapassamos a meta prevista de 8.500 atendimentos. Nesse período, foram realizados mais de 10.500 atendimentos”.
O Governo do Estado investiu R$ 58 milhões no HRS, que dispõe de 101 leitos, sendo 10 de UTI.
(Foto: Manu Dias/GOVBA)
Ainda de acordo com o diretor, o atendimento de emergência funciona de porta aberta, ou seja, a população pode procurar a unidade e será atendida. Para os demais procedimentos, como ultrassonografias, endoscopia, cirurgias, tomografias, entre outros, os pacientes precisam de regulação. “Para os casos que não são considerados de emergência é necessário que a população procure os serviços de saúde do seu município e, por meio da Secretária Municipal de Saúde, eles serão regulados e encaminhados para atendimento no HRC”, esclarece Passos.
Mutirão
Um mutirão de cirurgias eletivas, com mais de 300 procedimentos, deu início ao atendimento no hospital.
(Foto: Camila Souza/GOVBA)
O atendimento no HRC foi iniciado com a realização do mutirão de cirurgias eletivas, que resultou em mais de 300 procedimentos no primeiro final de semana do mês de dezembro. Ainda de acordo com o diretor, pequenos mutirões continuam sendo realizados para atender à demanda da população. “Decidimos manter a realização do mutirão de cirurgias em menor escala e estamos realizando cerca de 20 cirurgias por dia, sendo que costumamos oferecer este atendimento durante três dias na semana”.
Para saber a data exata da realização dos mutirões, a população deve procurar a Secretaria de Saúde do seu município e agendar o atendimento. Além disso, também estão sendo realizados mutirões para atender à demanda da população por outros serviços de saúde, como exames de tomografia e endoscopia. Os municípios atendidos pelo HRC são Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras Piatã, Seabra e Souto Soares.
Repórter : Jairo Gonçalves