Os dias de folia na capital baiana foram oficialmente decretados no final tarde desta quinta-feira (8), no circuito Dodô (Barra/Ondina). O governador Rui Costa foi representado pelo secretário do Turismo do Estado, José Alves, na cerimônia de abertura da folia e entrega da chave da cidade ao Rei Momo, André Luís Santos.
O secretário José Alves comemora o fato de neste ano, a Bahia ter superado as expectativas do número de turistas em todo o estado. “O carnaval da Bahia está especial este ano. Nós tivemos ocupação nos hotéis maior do que no ano passado, em todas as áreas da Bahia, não só nas regiões de festas carnavalescas. O governador fortaleceu o carnaval nos municípios do interior do estado, então isso mostra a força do governo no carnaval da Bahia, que só tende a melhorar, crescer e trazer cada vez mais turistas ao nosso estado”, afirmou.
Neste ano, o governo do estado escolheu como tema ‘220 Anos da Revolta dos Búzios – Igualdade e Liberdade’ e leva para os ruas do Pelourinho uma homenagem cheia de cores, muita música e valorização da história de quatro heróis e mártires que lutaram por uma sociedade mais justa e com respeito à liberdade.
Além disso, o Governo do Estado investiu em atrações para o folião pipoca que poderá curtir grandes artistas da música baiana e brasileira de forma gratuita. Neste primeiro dia de carnaval, o cantor Bell Marques e a banda Babado Novo arrastam centenas de pessoas atrás dos seus trios sem cordas no circuito Dodô (Barra / Ondina).
“O carnaval é uma festa do povo, mas o apoio do Governo do Estado é essencial pra quea festa aconteça”, comentou o Rei Momo, André Luís Santos
Bell foi uma das primeiras atrações a iniciar o desfile nesta quinta-feira e fez a alegria de baianos e turistas. O cearense Romulo Benevides afirmou que assistir acompanhar o artista é a realização de um sonho. “Eu vim do Ceará para Salvador só pra acompanhar o trio sem cordas de Bell. O governo da Bahia está de parabéns”.
Já no circuito Osmar, no Campo Grande, a animação fica por conta de Léo Santana, Harmonia do Samba e É o Tchan. No Pelourinho, o folião também terá uma programação animada por micro trios e nano trios. A programação completa promovida pelo Governo do Estado pode ser conferida no site do Carnaval da Bahia.
Para os seis dias da festa momesca em Salvador foram contratadas 203 atrações e, deste total, 112 se apresentam gratuitamente para o folião pipoca. Este ano, também são comemorados os dez anos do Carnaval Ouro Negro e a gestão estadual mantém e valoriza a tradição dos blocos afro e afoxés, com apoio a 91 entidades. No interior da Bahia, 22 municípios têm seus festejos carnavalescos patrocinados pelo Estado.
Repórter: Jairo Gonçalves