Três estudantes de Porto Velho e um de Rolim de Moura vão representar Rondônia na disputa nacional
O Sebrae em Rondônia encerrou sua fase semifinal/presencial do Desafio Universitário Empreendedor 2015 neste final de semana. A disputa, que começou na sexta-feira (13), teve seu encerramento no domingo (15) à noite, durante cerimônia no Óscar Hotel em Porto Velho. Foram premiados os quatro estudantes mais bem pontuados no ranking do jogo. Será deles missão de representar Rondônia na grande final em Brasília, marcada para o período de 4 a 8 de dezembro desse ano.
Da Faculdade Católica de Porto Velho, foram premiados os estudantes Miller Rafael de Souza Gusmão, Victor Samuel Sá Ribeiro e Carina Rodrigues Moreira. Também foi premiada a aluna Daiane Renata da Silva Barbosa, representante da Faculdade São Paulo de Rolim de Moura. Além de troféus, eles foram presenteados com smartphones e terão todas as despesas custeadas para a participação da disputa final do desafio.
Professores e diretores de instituições de ensino superior da capital prestigiaram o evento. O Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia (CDE) foi representado pela reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Berenice Tourinho, e pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal, João Paulo dos Santos. Já a diretoria executiva foi representada pelo diretor administrativo e financeiro Carlos Berti.
A gestora do desafio, a analista Neila Myrria, agradeceu o empenho das instituições participantes, dos acadêmicos, dos facilitadores e dos parceiros na realização do evento. “Fico muito grata por tudo. Nossa fase estadual foi um sucesso, e tenho certeza que Rondônia vai fazer bonito na fase final e voltar de lá com grande aprendizado”, enfatizou.
O desafio
O Desafio Universitário Empreendedor foi criado pelo Sebrae Nacional para estimular a cultura empreendedora desde a formação acadêmica de cada profissional. O jogo reúne estudantes do ensino superior de todo o país numa disputa de ideias e soluções de gestão empresarial. O objetivo é estimular atitudes corporativas entre os participantes e prepará-los para o mercado. Dentro de plataformas on-line e também em atividades práticas, o jogo capacita e aprimora o desenvolvimento de habilidades gerenciais, levando o acadêmico a vivenciar situações do cotidiano das empresas.
Em todo o país foram mais de 60 mil inscritos, sendo 350 só em Rondônia. Desses, apenas os 40 mais bem pontuados foram classificados para esta fase em Porto Velho. Eles representaram cerca de 15 instituições de ensino superior do estado, sendo supervisionados por seus professores/orientadores.