sábado, 13 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Canto às entidades africanas marca show no Largo do Pelourinho – Destaques

13/02/2018
in Bahia

A noite deste domingo (11), no Carnaval do Pelô, começou com um toque especial e completamente voltado para um louvor às entidades africanas e afro-brasileiras. Mateus Aleluia, Ana Mametto e Rita Benneditto apresentaram o show inédito “Folia Afro Brasileira”, no Largo do Pelourinho e saudaram os orixás, inquices e voduns com canções conhecidas tanto no período carnavalesco quanto fora dele, entre elas, Ashansú e Deixa a Gira Girar.

“O culto de matriz africana é quem deu origem a esta cultura, se não houvesse culto, não haveria cultura”, resume o cantor e compositor Mateus Aleluia. Participante de inúmeros carnavais, inclusive com o conjunto musical Os Tincoãs – do qual fez parte, aos 74 anos, Mateus não deixou escapar a emoção que foi fazer parte do projeto que uniu as três vozes. “É uma felicidade muito grande ver uma jovem como Ana Mametto e uma mais ou menos jovem como Rita Benneditto ter um encontro comigo que não sou tão jovem para reverenciar os inquices, os voduns e os orixás”, disse.

A alegria em fazer parte desse momento também contagiou a maranhense Rita Benneditto, que pela primeira vez cantou no Carnaval de Salvador. “É a minha estreia no Carnaval, no Pelourinho, no Centro Histórico. E estar ao lado de Mateus Aleluia, com Ana Mametto e referenciando a cultura afro-brasileira, só posso crer que é um presente dos deuses, no meu caso presente de Iansã e Xangô”, conclui.

A reunião das três vozes foi inédita e agradou centenas de foliões que foram ao Largo do Pelourinho. É o caso dona do restaurante Ajeum da Diáspora, Angélica Moreira: “Estão todos de parabéns. É um enorme prazer ver esse tipo de repertório e apresentação no Carnaval do Pelô, afinal, esse tipo de música é a nossa raiz”, salienta.

Falando em raiz, para a cantora Ana Mametto o encontro dessa noite dialogou profundamente com o tema do Carnaval do Pelô deste ano Revolta dos Búzios – liberdade e igualdade. “Foi uma feliz coincidência realizar este projeto em 2018, pois a resistência é algo cotidiano para a população negra, especialmente para o povo de santo. Então, considero que foi um deleite fazer parte disso e de termos sido abraçados pelo público”, destaca.

Fonte: Ascom/ Secult

Fonte: www.bahia.ba.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3885

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.