A lenda do futebol brasileiro, Ronaldo Nazário, abrirá escolas de futebol em três cidades chinesas até o final deste ano, anunciou na segunda-feira Paulo Swerts, chefe do projeto, em uma entrevista coletiva.
De acordo com Ronaldo, como a China possui uma enorme população e um grande entusiasmo para desenvolver o futebol, ele está disposto a ajudar este processo com os esforços de suas escolas na preparação de talentos para o sonho de futebol chinês.
As escolas serão compostas por crianças entre 4 e 18 anos que aprenderão não só as habilidades futebolísticas como também a língua inglesa, disse Swerts, apontando que os treinadores farão avaliações sobre as crianças a cada dois meses, selecionando as melhores em ambos os aspetos e oferecendo a oportunidade de estudarem em universidades norte-americanas com bolsa de estudos.
A “Academia de Ronaldo” cooperará com o Fundo das Crianças e Adolescentes da China e 10% dos alunos das escolas serão de crianças de famílias pobres, indicou Swerts.
As primeiras três escolas serão estabelecidas em Beijing, Mianyang, cidade no sudoeste da China, e Shanghai. A previsão de abertura das escolas é para dezembro, acrescentou.
Ronaldo e seu sócio Carlos Martins planejam abrir 30 escolas de futebol na China nos próximos dois anos, colaborando com escolas públicas e privadas chinesas.
Segundo Martins, a “Academia de Ronaldo” já marca presença no Brasil e nos Estados Unidos, e seu objetivo a longo prazo é a criação de mais de 100 escolas em todo o mundo.
Por Xinhua