quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

SUL DO ESTADO | Femarh realiza ação para combater extração e comercialização ilegal de madeira | RORAIMA

18/02/2018
in Roraima

Fiscalizacao da Femarh no sul do Estado (14)

Fiscalização é um desdobramento da Operação Arquimedes, realizada pela Polícia Federal, no Amazonas, em janeiro deste ano

A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com o apoio da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), da PMRR (Polícia Militar de Roraima), realiza desde a última quinta-feira, 15, na região Sul do Estado, a Operação Dinizia, para combater extração e comercialização ilegal de madeira.

Segundo o diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Fundação, Rarison Barbosa, essa ação é um desdobramento da Operação Arquimedes, realizada em parceria pela Polícia Federal, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e MPF (Ministério Público Federal), em janeiro deste ano no Amazonas, que resultou na apreensão de 444 contêineres com madeira no Porto de Manaus.

A madeira confiscada no Estado vizinho era oriunda de Rondônia, de Roraima e do Amazonas e seria exportada para Europa e Estados Unidos. “Desse total apreendido no Porto de Manaus, 70% eram de Roraima. Após a operação, montamos uma equipe técnica, fizemos uma varredura no Sisprof (Sistema Integrado de Monitoramento e Controle dos Recursos e Produtos Florestais) /DOF (Documento de Origem Florestal), onde ficam armazenadas as informações das madeireiras, do quantitativo de madeira e do quantitativo de DOFs liberados”, explicou Rarison Barbosa.

De acordo com o diretor de Monitoramento e Controle Ambiental, após a realização de uma “varredura” no Sistema e também para apurar denúncias, a Femarh iniciou, no dia 15 deste mês, a Operação Dinizia, nos municípios ao sul de Roraima, onde há maior concentração de empresas madeireiras.

Em um dos locais fiscalizados no município de Rorainópolis, a equipe da Femarh constatou a existência de diversas irregularidades e a prática de crime ambiental de extração e serração ilegal de madeira. “Verificamos uma madeireira que, no Sistema, estava com o pátio zerado. Quando chegamos ao local, no dia 15, havia madeira beneficiada e em toras. Os funcionários se evadiram. Apenas o vigia permaneceu e passou para a equipe de fiscalização algumas informações”, disse Rarison Barbosa.

“Identificamos várias irregularidades. Fizemos apreensão de madeira, de contêineres, de caminhões, de carros e de máquinas que estavam dentro dessa madeireira. Além da apreensão, podemos multar e proibir a empresa de vender e transportar”, afirmou o diretor.

A presidente-interina da Femarh, Luiza Maura, também se posicionou sobre o início das atividades da Operação. “É importante esclarecer que a ação não abrange todo o setor madeireiro do município de Rorainópolis, onde a grande maioria opera dentro da legalidade e em parceria com a Femarh, mas apenas uma minoria que ainda persiste em agir na ilegalidade, desrespeitando a legislação ambiental e causando prejuízos ao setor e ao Estado”.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=3768

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.