quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

AVANÇO NO SETOR PECUÁRIO | A partir de maio, RR poderá exportar carne | RORAIMA

22/02/2018
in Roraima

abertura ano legislativo (4)

A governadora Suely Campos anunciou na manhã desta terça-feira, 20, durante abertura do ano legislativo na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), que o Estado de Roraima ganhará o certificado da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) para exportar carne para outros Países. A solenidade de entrega do documento será em maio, em Paris.

Roraima é um dos quatro estados da região Norte que receberão a certificação da OIE. O pedido para o credenciamento foi feito pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “Essa é a primeira vez que o Roraima vai exportar carne para fora do Estado e do País. O pleito para a certificação já foi aprovado e estamos prestes a ganhar o certificado”, ressaltou Suely.

Para pleitear o certificado internacional, o Governo de Roraima teve que atender algumas condicionantes impostas pela OIE. A principal delas é o reconhecimento pelo Mapa do status livre da febre aftosa com vacinação em 2017, fruto de uma campanha permanente do Governo do Estado. “Nós conseguimos ultrapassar o índice de vacinação estipulado pelo Ministério da Agricultura, que é de 85%. Essa era a nossa missão desde o início do meu governo”, destacou.

Conforme os dados da Aderr (Agência de Desenvolvimento Agropecuário de Roraima), o índice de vacinação contra a febre aftosa em Roraima nos meses de abril (98%) e outubro (97%) ultrapassaram a meta esperada em 2016. Em 2017, esse dado também teve saldo positivo em abril (97%) e outubro (99%). “Os dados mostram o empenho em manter o Estado livre da febre aftosa, para se tornar um exportador de carne”, afirmou a governadora.

Segundo o diretor-presidente da Aderr, Gelb Platão, na última etapa de vacinação contra a febre aftosa, foram vacinados 787 mil animais nos 15 municípios do Estado, incluindo as áreas indígenas, que recebem uma atenção especial, o que corresponde a todo o rebanho local. “Para realizar a vacinação do rebanho, criamos todos os anos um cronograma. Além disso, contamos com uma equipe especializada para realizar todo o processo de vacinação”, ressaltou.

Outro fator que contribuiu para que o Estado pleiteasse o Certificado Internacional para a exportação de carne foi a criação da zona de proteção na fronteira do Brasil com a Venezuela, que funciona 24 horas. “A barreira foi criada há seis meses pelo governo. Todo produto e subproduto da carne, que entra e sai do País, passa por um tratamento especial com técnicos da Aderr, onde são identificados com um selo de qualidade”, explicou Platão.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=3826

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.