sábado, 23 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Grupo aéreo no norte do estado reforça defesa da Amazônia Brasileira

22/02/2018
in Mato Grosso

A primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal no Brasil inaugurada nesta quarta-feira (21) em Mato Grosso abre um novo capítulo nas ações em defesa da conservação da floresta Amazônica. O Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) integra o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (Cioaper) e em cooperação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irá atuar no combate a incêndios florestais e desmatamento. O hangar foi construído em parceria com a Prefeitura de Sorriso, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do município.

Localizado estrategicamente na cidade de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), a base dará ao Estado mais capacidade logística, atuação e presença na região amazônica mato-grossense que hoje abriga 31 Unidades de Conservação, sendo 16 estaduais, 3 federais, 6 municipais e 6 reservas particulares do patrimônio natural (RPPN). “Assim, Mato Grosso cumpre mais uma etapa dos acordos e cooperações internacionais assinados para combater as ilegalidades dentro da floresta”, afirma o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby. 

Proteção ambiental 

O GavBM integra o projeto Bombeiro Florestal de Mato Grosso que foi iniciado em 2012 e, a partir de 2015, ganhou relevância pelas atividades de proteção ambiental. A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do CBM-MT proposto ao Fundo Amazônia.

O projeto também possibilitou a estruturação do Batalhão de Emergências Ambientais que tem forte atuação no combate a incêndios. O comandante do BEA, tenente-coronel Paulo André Barroso, explica que o fundo possibilitou a aquisição de duas aeronaves Air Tractor 802F, equipadas com tanques de água especialmente adaptadas para o combate a incêndios florestais e urbanos. 

“Com a inauguração da base aérea Mato Grosso demonstra que segue trilhando no caminho do desenvolvimento sustentável ao defender o nosso ativo florestal. Aqui vemos a materialização do eixo Conservar da Estratégia PCI”, lembra o governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir tem como meta manter 60% da cobertura de vegetação nativa de Mato Grosso e reduzir em 90% o desmatamento na floresta tendo como referência a linha de base: 2001-2010 (PRODES) de 5.714 km², alcançando 571km²/ano até 2030. 

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9310561

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.