quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mineradora admite a deputados existência de duto clandestino no Pará

23/02/2018
in Política

Em audiência pública promovida por comissão externa da Câmara dos Deputados, a mineradora Hydro Alunorte admitiu a existência de duto clandestino em Barcarena, no nordeste do Pará. A região foi alvo de vazamento de rejeitos de bauxita. Laudos do Instituto Evandro Chagas e do Instituto de Química Fina do Pará constataram níveis elevados de alumínio e chumbo em rios e igarapés utilizados pela população. O chumbo é cancerígeno em caso de consumo continuado.

Nesta sexta-feira (23), a comissão externa da Câmara visitou a sede e os sistemas de contenção de rejeitos da mineradora. Depois, promoveu um debate com representantes de 60 comunidades afetadas, além de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública.

O coordenador da comissão, deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), disse que, inicialmente, a Hydro negou o vazamento, mas acabou admitindo a existência do duto clandestino, durante a audiência pública. “Foi denunciada pela comunidade a saída clandestina de resíduos que não foram levados diretamente para o rio, mas para a mata, em uma tentativa de esconder o problema. Da mata, a lama vermelha vai para o rio, causando sérias doenças na população”, apontou o parlamentar. “Na audiência, o senhor Sílvio Porto, vice-presidente nacional da Hydro, teve de reconhecer que havia um duto.”

Próximos passos
A OAB do Pará pretende entrar com ação para suspender o licenciamento da mineradora até que sejam descartados os riscos de desmoronamento da barragem de rejeitos e de contaminações do lençol freático. O Ministério Público também já abriu inquéritos para apurar o caso. Representantes das comunidades chegaram a pedir a prisão dos responsáveis pelo vazamento.

Edmilson Rodrigues informou que a comissão externa da Câmara já preparou uma série de questionamentos aos órgãos públicos diretamente ligados ao caso e, na segunda-feira (26), em Brasília, vai definir novas audiências públicas com autoridades e cientistas.

“Pediremos à Agência Nacional de Mineração (antigo DNPM) que faça urgentemente vistoria para verificar se há risco de desabamento das barragens”, adiantou. “Também queremos uma audiência com a embaixada norueguesa, já que a Noruega tem participação de 34% na empresa – que é uma espécie de holding, com capital privado e estatal. Desejamos que o Estado norueguês nos ajude a cobrar da empresa o cumprimento das leis vigentes no Brasil”, acrescentou.

Reincidência
Edmilson Rodrigues afirmou que seu relatório sobre o caso será técnico e ainda não tem prazo para ser apresentado. O deputado lembrou que a Hydro Alunorte é reincidente: em 2009, a empresa já tinha sido multada pelo Ibama por fato semelhante, mas recorreu e até hoje não pagou a punição, avaliada hoje em cerca de R$ 17 milhões.

Segundo dados da comissão, o Brasil registrou 18 acidentes graves com mineradoras desde 2006. A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) espera que o novo acidente acelere a votação do projeto de lei (PL 3563/15) de auditoria dela que torna obrigatório o pagamento de indenizações e contratação de seguro no caso de rompimento de barragens. O texto tramita em conjunto com outra proposta semelhante (PL 3561/15), que está em regime de urgência e, portanto, pronta para a apreciação do Plenario da Câmara.

“Veja, por exemplo, o caso de Mariana (MG): ali morreram 19 pessoas, e as famílias prejudicadas ainda não receberam nada. O tempo vai passando e o caso vai sendo esquecido, porque parece existir um lobby por parte das empresas para não avançar esse tipo de projeto de lei”, declarou Elcione.

Comitiva
Além de Edmilson Rodrigues e Elcione Barbalho, a comissão externa que acompanha os desdobramentos da contaminação em Barcarena é integrada pelos deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Delegado Éder Mauro (PSD-PA). O deputado Zé Geraldo (PT-PA) não compõe o colegiado, porém também esteve presente no debate de hoje.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/553711-MINERADORA-ADMITE-A-DEPUTADOS-EXISTENCIA-DE-DUTO-CLANDESTINO-NO-PARA.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.