quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Brasileiro e sueca ganham mostras na Pinacoteca | São Paulo

26/02/2018
in São Paulo

DownloadDivulgação imagem26-02-2018-20-02-16Pintora sueca Hilma Klint

Boas atrações estão na programação da Pinacoteca neste ano de 2018. Uma delas é a montagem de Tríade Trindade que reconstitui a apresentação do trabalho do artista pernambucano Tunga realizada na França há mais de 15 anos. A exposição começou no último sábado (24).

A obra Tríade Trindade, adquirida em 2016 pelo Programa de Patronos da Pinacoteca, baseia-se na primeira apresentação do trabalho de Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, consagrado no cenário da arte contemporânea como Tunga (Palmares, Pernambuco, 1952 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016). Ela traz uma retrospectiva ocorrida no museu Jeu de Paume, de Paris (França), em 2001, onde luzes vermelhas coloriam a peça.

Tríade Trindade contém as cargas simbólica e energética que particularizam a produção de Tunga. Tanto por sua constituição física, de uma estrutura composta de metais e imãs com cinco metros de altura e quatro toneladas de peso, como pelas representações de trança, cabeleireira, sinos, caldeirão, tacape, jarras, taças e outros objetos recipientes.

Partes que têm em comum as formas orgânicas e, mais que isso, alusivas ao corpo humano; partes que se “ligam”, conectam-se por magnetismo, entrelaçamento, encaixe, e se dispersam, espalham-se pelo espaço”, explica José Augusto Ribeiro, curador da mostra.

No dia 6 de março, a instituição abre as portas para uma programação internacional. Pela primeira vez na América Latina, e já considerada um dos grandes destaques da Pinacoteca para 2018, chega a mostra individual da pintora sueca Hilma af Klint: Mundos Possíveis. A exposição inclui 130 obras.

Hilma af Klint frequentou a Real Academia de Belas Artes, principal centro de educação artística da capital sueca, mas logo se distanciou do seu treino acadêmico para pintar mundos invisíveis, influenciada por movimentos espirituais como o Rosa-cruz, a Teosofia e, mais tarde, a Antroposofia.

“O trabalho de Hilma af Klint dialoga de certa forma com o sincretismo e a pluralidade de cosmovisões tão presente na cultura do Brasil. A serialidade encontrada em sua obra também aparece na arte brasileira, em especial no concretismo e neoconcretismo”, explica curador Jochen Volz, diretor geral da instituição.

Hilma af Klint: Mundos Possíveis permanece em cartaz até 16 de julho de 2018, no primeiro andar da Pina Luz.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/brasileiro-e-sueca-ganham-mostras-na-pinacoteca

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.