Penúltimo passo para a qualificação de excelência na carreira de treinador de futebol, a Licença A aborda diversos temas em vários âmbitos do futebol. Os participantes aprendem sobre legislação, passando por psicologia, fisiologia, gestão e comunicação, até chegar aos ensinamentos técnicos. Conhecer o papel de cada profissional, que compõe a comissão técnica de um clube, é fundamental na busca pelo sucesso.
– Eu tento passar a informação (sobre treinamento do movimento). A aplicação da informação vai depender de cada treinador. Não tem uma única fórmula para funcionar em todos os clubes, seja no Brasil ou exterior. Então é importante fazê-los entender a ideia da aula e despertar a atenção para situações que passavam despercebidas – disse Marcelo Lins, preparador físico com passagem pelo Bayern de Munique, Atlético-PR e Seleção Americana.
Auxiliar técnico e preparador físico na campanha vitoriosa das Sereias da Vila no Campeonato Brasileiro, e no vice-campeonato do estadual em 2017, Gláucio Gonçalves possui experiências tanto no futebol feminino quanto no masculino. Além do contato com as mulheres na equipe do Santos, Gláucio foi preparador físico no Vasco. Já a passagem pelo Bonsucesso foi como auxiliar técnico da equipe masculina. Focado na carreira de treinador, o profissional possui conhecimento, não somente na parte da preparação, mas também nas diferenças e semelhanças do trabalho com homens e mulheres.
– A preparação física masculina e feminina estão se aproximando. Os meninos possuem uma memória muscular maior, devido as categorias de base. A introdução das bases no futebol feminino faz parte desta aproximação física. Nós como profissionais da base precisamos fazer esses cursos para adquirir conhecimentos e ajudar no desenvolvimento das categorias – comentou Gláucio.
Antônio Carlos Nunes, presidente em exercício da CBF, visitou a turma nesta quinta-feira (1). Os participantes também tiveram a visita do treinador da Seleção Brasileira Feminina, Vadão, e do técnico Joel Santana, para dar um estímulo a mais durante as aulas. Vadão, que está com a seleção se preparando para a Copa América na Granja Comary, compartilhou sua experiência nos cursos da CBF Academy até a conclusão com a Licença PRO, em dezembro de 2017. Joel contou aos participantes sobre sua trajetória no futebol. Ano passado, a CBF homenageou ambos os técnicos com a Licença Honorária.
A Licença A, que está acontecendo em Teresópolis/RJ de 23 de fevereiro a 4 de março, é a primeira de outras duas que a CBF Academy irá realizar em junho e dezembro de 2018. Confira o calendário completo clicando aqui!