terça-feira, 26 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Aos 60 anos, dona de casa tira carteira de trabalho pela primeira vez

02/03/2018
in Mato Grosso

A dona de casa Maria José de Arruda, 60 anos, nunca teve uma carteira de trabalho. Por isso, assim que os serviços de cidadania começaram na quinta-feira (01.03), na Caravana da Transformação em Cáceres, lá estava ela interessada em fazer a sua pela primeira vez. E não é que ela já fez a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no modelo novo, digital? A filha de dona Maria também aproveitou para trocar o documento pelo modelo atual.

“Sem a carteira de trabalho nós não somos nada milha filha. Sempre morei no sítio, nunca trabalhei de carteira assinada, mas agora chegou um momento que vou precisar dela, pra fazer o Bolsa Família”, explicou Maria José, ao informar que não é aposentada.

No local de atendimento, na Superintendência de Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação Profissional (Sine), que também oferta serviços de cidadania na Caravana da Transformação, a dona de casa se atentou para fazer também a carteira do idoso, documento que lhe dá o direito de viajar gratuitamente.

“Por isso eu falo pra essa juventude que estude, que trabalhe. Eu não tive oportunidade de estudar, mas hoje vejo como faz falta, tem muita diferença”, afirmou ela.

Maria Cassiana de Arruda Cuiabano, 32, sobrinha de Maria José, é de uma geração em que a necessidade fez com que corresse atrás da  documentação muito cedo. “Me interessei,  não vou perder a oportunidade”, disse a sobrinha ao solicitar a nova carteira de trabalho digital.

imagem02-03-2018-17-03-19Serviços ofertados

Vários serviços de cidadania são ofertados na Caravana até sábado (03.03). Ente eles estão a plastificação de documentos, emissão da segunda via (certidão de nascimento, casamento, CPF), fotos 3×4. A carteira de identidade também pode ser emitida. Nos casos de segunda via, que tem custo, os interessados precisam procurar a Defensoria Pública, que está presente no local, para preencher a Declaração de Hipossuficiência e comprovar que não tem condições de pagar.

“Já o registro de certidão de nascimento tardia só via judicial para comprovar”, explicou Rafaella Prandini, assessora da Defensoria Pública.

No espaço do servidor, a Secretaria de Estado de Gestão oferece serviços aos servidores públicos estaduais, como acesso ao holerite online, empréstimos consignados e esclarecimentos sobre a folha de pagamento e averbação do tempo de serviço.

O MTPrev tira  dúvidas sobre regras de aposentadoria, regras de pensão por morte, isenção de imposto de renda, revisão de benefícios (isonomia salarial).

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9359270

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.