Entre os diversos atendimentos gratuitos oferecidos durante a 12ª Caravana da Transformação está a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A ação faz parte dos serviços de cidadania levados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) à população de Cáceres e mais 18 municípios da região Oeste.
A emissão do documento é realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), órgão vinculado à Setas, em parceria com o Sine municipal de Cáceres. Os atendimentos começaram na última quinta-feira e segue até às 16h desta sexta-feira (02.03) na Cidade Universitária de Cáceres (Unemat).
Segundo o superintendente de Trabalho Empreendedorismo e Qualificação Profissional da Setas, João Paulo Grando, o objetivo é garantir a redução no índice de pessoas em vulnerabilidade social que ainda não possuem Carteira de Trabalho e facilitar a sua reinserção no mercado de trabalho.
“A carteira de trabalho e previdência social é um documento de extrema relevância para a comprovação de contrato de trabalho, bem como o tempo de serviço para fins trabalhistas e previdenciários. A Setas, por meio do Sine vem agregar mais esse serviço relevante à Caravana, que mobiliza vários setores, integra ações e traz os órgãos para perto do cidadão, proporcionando conforto, comodidade e agilidade”, afirma o gestor.
Para emitir a 1º via da Carteira de Trabalho o solicitante precisa apresentar a carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de endereço e a certidão de nascimento ou casamento. Em casos de 2º via por perda ou roubo do documento, é necessário apresentar também o Boletim de Ocorrência e o espelho da carteira de trabalho, que pode ser retirado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Já nos casos de emissão da 2º via por preenchimento total da carteira, é importante levar o documento original.