terça-feira, 26 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Sema e Embrapa se unem para mapear áreas desflorestadas

02/03/2018
in Mato Grosso

Identificar, espacializar, quantificar e caracterizar os diferentes usos e coberturas da terra em áreas desflorestadas na Amazônia é o objetivo do programa TerraClass desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, e o secretário Executivo, coronel Cezar Gomes, estiveram na sede da empresa em Brasília nessa quarta-feira (28) para a elaboração de um acordo de cooperação de uso da metodologia do TerraClass na Amazônia mato-grossense.

Segundo Baby, o monitoramento visa obter informações mais precisas e detalhadas sobre a dinâmica de uso da cobertura vegetal da Amazônia Legal Brasileira. “Esta é uma ferramenta importante para que Mato Grosso trace políticas públicas com foco nas necessidades locais e no desenvolvimento sustentável”, completa. O TerraClass qualifica em 12 áreas temáticas as áreas mapeadas pelo Prodes, o sistema do INPE que contabiliza anualmente o desmate por corte raso na Amazônia Legal com base em imagens de satélites.

Durante a reunião com o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, também foi discutida uma proposta de cooperação técnica para aperfeiçoamento das ações de monitoramento e licenciamento ambiental. O encontro foi articulado pelo senador Cidinho Campos. Também acompanhou a comitiva o deputado Ederson (Xuxu) Dal Molin.

Madeira

Os secretários também participaram da 128ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Na pauta, foi aprovada a modificação nas resoluções 411/2009 e 474/2016, que dispõe sobre procedimentos para inspeção nas indústrias madeireiras. A partir de agora, caberá aos órgãos ambientais estaduais acolher ou determinar a realização de estudos complementares em 36 meses, nos casos de migração de Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV), índice que mede a relação entre o volume da tora processada e o volume obtido de madeira cerrada devidamente comercializada.

“Após amplo debate técnico e científico dos estados da Amazônia Legal chegamos a um consenso positivo para a definição das metodologias voltadas para o rendimento volumétrico da conversão da madeira”, avalia Baby.

Durante a reunião do Conama, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Santos, e o secretário Executivo, coronel Cezar Gomes, tomaram posse como conselheiros suplentes de Mato Grosso.

Fiscalização

Durante a viagem à Brasília, o secretário de Meio Ambiente, André Baby, também se reuniu com a presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely de Araújo, e equipe. O encontro foi realizado para construção de cooperação para fiscalização conjunta, regularização de assentamentos rurais. Durante a reunião ocorrida na quinta (01), as entidades também discutiram os procedimentos para conexão dos sistemas de gestão florestal.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9365348

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.