O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/MT) promoveu açõs didátocas com o público da 12a. Caravana da Transformação promovida pelo Governo do Estado, em Cáceres. Entre os dias 1 e 3 de março uma equipe técnica do Ipem realizou um circuito de palestras para estudantes da rede pública com informações sobre a importância do selo do Inmetro nos produtos, sobretudo, nos brinquedos, bem como, deu orientações sobre acidentes de consumo e domésticos. Ao todo foram contemplados com a ação 1.200 alunos.
As palestras foram ministradas pela diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem, Marli do Nascimento e pela coordenadora da Rede de Consumo Seguro, Suziane Marchioreto, com objetivo de orientar as crianças sobre os perigos de acidentes que podem ser causados por equipamentos que não contenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Mesmo que muita gente saiba, ainda é importante que nós do Ipem que também somos integrados à Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso, continuemos esse projeto de levar as orientações para a população, sobretudo, para o público-alvo, que são as crianças, que, geralmente, são as mais afetadas quando em contato com brinquedos sem a certificação. Os riscos podem ser evitados quando se opta por um brinquedo que contém o selo da autarquia, pois, para receber este selo, o fabricante teve o seu produto exaustivamente testado em laboratórios especializados”, explicou Marli.
Durante a ocasião também foram realizadas, gratuitamente, 25 verificações dos esfigmomanômetros (aparelhos de medir pressão arterial) da rede pública de saúde no local da Caravana.