quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Indea e Idaron realizam atualização cadastral de propriedades na divisa de Comodoro e Vilhena

07/03/2018
in Mato Grosso

Aproximadamente 150 propriedades rurais localizadas em Comodoro (distante 643 km de Cuiabá) na região limítrofe com Vilhena (Rondônia), passarão por atualização cadastral, entre 07 e 17 de março. O levantamento será importante para delimitar as propriedades mato-grossenses que poderão integrar a zona livre de febre aftosa sem vacinação, em maio de 2019, junto com os estados do Bloco I, Rondônia e Acre. A ação conta com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Para a realização desse trabalho foram designadas quatro equipes compostas por médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e assistentes fiscais da Idaron. O objetivo é conhecer essas propriedades, fazer um levantamento das vias de acesso, trânsito animal na região e barreiras naturais como rios, reservas ambientais e serras.

O trabalho vai além da atualização cadastral. As equipes do serviço veterinário oficial ainda realizarão vigilância veterinária e educação sanitária, buscando orientar os produtores quanto às mudanças com a retirada da vacinação, e a importância do papel do produtor para a defesa sanitária, e ainda estreitar laços entre produtor e sistema de defesa, compreendendo o seu papel como parceiro da cadeia produtiva.

O resultado desse estudo deve ser apresentado para a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mato Grosso integra o Bloco V em que a última vacinação deve ocorrer em maio de 2021. No entanto, algumas propriedades com produção de bovinos nos municípios de Rondolândia, Colniza, Aripuanã, Comodoro e Juína, poderão ser incluídas como zona livre de febre aftosa sem vacinação, em 2019, por manterem relação comercial dependente dos estados do Bloco I, além da difícil ligação geográfica dos municípios e propriedades com outras áreas de Mato Grosso.

Por isso a importância desse levantamento, que busca minimizar os impactos das mudanças que virão com a retirada da vacinação, para não inviabilizar o desenvolvimento econômico nessas regiões. Pois assim que o Bloco I deixar de vacinar o seu rebanho, Rondônia e Acre não poderão receber animais susceptíveis vacinados de Mato Grosso e seus produtos in natura.

imagem07-03-2018-07-03-17

Blocos

O Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) prevê a retirada total da vacinação no país até 2023. Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9384703

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.