quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Questão de ordem adia instalação de comissão sobre privatização da Eletrobras

07/03/2018
in Política

Uma questão de ordem da oposição impediu a instalação da comissão especial da Câmara que vai analisar a polêmica privatização da Eletrobras. Depois de obstruir o início da reunião por meio do não registro de presença, a oposição levantou uma questão de ordem com base no artigo 34 do Regimento Interno da Câmara.

Esse artigo exige que numa comissão especial desse tipo — criada quando o projeto deveria ser analisado por mais de três comissões permanentes — pelo menos metade dos membros titulares seja constituída por integrantes titulares das comissões permanentes que deveriam ser chamadas a opinar sobre o mérito da matéria. Porém, como essas ainda não iniciaram os trabalhos em 2018, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) argumentou que o funcionamento da comissão especial seria antirregimental e ameaçou recorrer à Justiça.

A oposição também reclamou de suposta irregularidade no registro de presença do deputado Carlos Andrade (PHS-RR) e integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico. O parlamentar disse aos deputados que não registrou presença, apesar de seu nome constar da lista de presença do painel eletrônico da comissão.

O presidente em exercício da comissão, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), acatou o questionamento.
Segundo ele, uma nova reunião de instalação da comissão especial sobre a privatização da Eletrobras só vai ocorrer após o início do funcionamento das comissões permanentes da Câmara. “Eu sou da base, mas o governo não pode começar uma privatização desse tamanho sendo impedido pelo regimento interno e por uma possível fraude na Casa. A próxima reunião será depois de instaladas as comissões.”

Os deputados governistas ainda podem recorrer ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Relator da proposta de privatização da Eletrobras, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) lembrou que decisão anterior de Maia não estabelece relação entre o funcionamento de comissões permanentes e especiais. “Nesse sentido, levando-se em consideração que a comissão especial pode ser constituída independentemente da instalação da comissão permanente, se essa ainda não foi instalada, revela-se impossível a aplicação do artigo 34 do Regimento Interno da Câmara”, afirma Aleluia.

A privatização da Eletrobras tramita na Câmara por meio de projeto de lei do Executivo (PL 9643/18), apontado como uma das prioridades da pauta econômica do governo Michel Temer. O relator José Carlos Aleluia já manifestou a intenção de aprovar a matéria na comissão especial o mais rapidamente possível. O adiamento da instalação do colegiado foi comemorado por servidores da Eletrobras que acompanhavam a reunião.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/554174-QUESTAO-DE-ORDEM-ADIA-INSTALACAO-DE-COMISSAO-SOBRE-PRIVATIZACAO-DA-ELETROBRAS.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.