quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Especialistas alertam mulheres para a prevenção do câncer em audiência da CDH

09/03/2018
in Política

O câncer pode ser prevenido com alimentação correta e exercícios físicos, disseram os especialistas ouvidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (8). O debate, que tinha como tema o direito feminino à saúde e a iguais condições de trabalho, tratou também da diferença salarial entre trabalhadores por questões de gênero.

Uma das participantes da audiência, a supervisora da Residência Médica em Cancerologia e Oncologia Clínica no Hospital de Base do DF, Fabiane Kellem Cesário, afirmou que a incidência de câncer vem aumentando, especialmente o de intestino. Além da propensão genética, explicou, o cigarro e álcool aumentam o risco da doença. Quando detectado no início, no entanto, o câncer é curável.

— O número de casos de câncer no mundo está crescendo avassaladoramente. E nas mulheres também, de forma exponencial. Quando se pensa em mulher, a gente fala em câncer de mama e de útero, mas o segundo tumor mais prevalente na população feminina é o de colo e reto, não é o de útero. Então, precisamos ficar atentas aos sinais de alerta — destacou.

Para a médica ginecologista e obstetra Bruna Ottani, a prevenção é a forma mais barata e eficiente de evitar o câncer. A alimentação correta e a prática de exercícios físicos, ressaltou, reduzem até 50% a incidência da doença. A obesidade, por sua vez, aumenta em dez vezes o risco de desenvolver câncer.

— Falar sobre diagnóstico precoce, a gente está falando de tecnologia, a gente está falando de um custo muito aumentado. Mas se a gente falar de prevenção, é simples. Se você pratica uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana e no final de semana dá mais uma caminhadinha, você já reduz a sua incidência de câncer em todos os cânceres, mama, intestino, colo de útero, todos — recomendou.

Mercado de trabalho

Alertando para a desigualdade no mercado de trabalho, a pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho Marilane Teixeira disse que as mulheres, em média, recebem salário 30% menor do que os homens para mesma atividade. Mas ressaltou que a discriminação envolve outros elementos.

— É uma reação a uma condição de inserção das mulheres num outro espaço que é o espaço reprodutivo e dos afazeres domésticos e das responsabilidades familiares.

O senador Paulo Paim (PT-RS), vice-presidente da CDH, defendeu a aprovação do projeto de lei que multa empresas que pagam menos às mulheres que exercem a mesma função dos homens.

— A Câmara já aprovou o projeto e aprovou por unanimidade. Agora é a hora do Senado também responder. Porque não adianta só fazer sessão de homenagem e não aprovar. Eu diria que esse projeto é um dos principais — disse.

A proposta (PLC 130/2011) aguarda a votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde o senador Paim é o relator.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/08/especialistas-alertam-mulheres-para-a-prevencao-ao-cancer-em-audiencia-da-cdh

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.