sábado, 30 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Hospital Regional oferece espaços de convivência para proporcionar bem-estar e estimular pacientes

09/03/2018
in Mato Grosso

A diretoria do Hospital Regional de Sinop está constantemente buscando melhorias para garantir atendimento humanizado e mais satisfação aos usuários. Por isso, o setor de infraestrutura readequou alguns espaços já existentes na unidade, e criou quatro locais de convivência para os pacientes, acompanhantes e colaboradores: dois na área interna da unidade e dois na área externa do hospital, onde é possível contemplar um jardim.

A iniciativa integra a Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS que existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve estar presente e inserida em todas as políticas e programas do SUS.

“É um jardim feito com 23 vasos e faz parte de um projeto de humanização incialmente desenhado para deixar a área de sol, que fica em frente às salas de raio-X, mais agradável e climatizada aos pacientes que aguardavam os exames. Eu fico muito feliz por podermos proporcionar um ambiente mais agradável aos pacientes”, conta a radiologista Juliana Lobo.

Nos corredores que dão acesso às clínicas médica, ortopédica e cirúrgica, foram instaladas mesas em locais estratégicos para não causarem nenhum tipo de transtorno com relação ao fluxo do serviço hospitalar. Os pacientes e acompanhantes aprovaram e já usufruem os locais para conversar, fazer novas amizades e até mesmo jogar uma partida de dominó no final de tarde, por exemplo.

imagem09-03-2018-14-03-18

“É o cantinho dos encontros aqui no Hospital e eu achei maravilhosa a ideia, porque não tem preço ser bem acolhido e principalmente ser bem cuidado, e são essas pequenas coisas que nos deixam mais animados. Só quero agradecer pela dedicação e carinho que recebi nesses dias internado na Clínica Médica”, conta o paciente Caio Coelho de Marais, de 63 anos.

Nos hospitais, dependendo do diagnóstico, o tempo de permanência de alguns pacientes podem demorar dias e até meses e é nesse período que a relação humana no cuidado de enfermagem junto ao paciente fica mais forte. A enfermeira Lara Rodrigues Felix atua na clínica médica juntamente com mais quatro técnicos e, para ela, os espaços contribuem com a saúde dos pacientes.

“Os cardíacos, por exemplo, necessitam de mais interatividade, porque o tempo de tratamento é um pouco mais demorado e eles ficam sempre muito ansiosos. Se eles não têm muitas atividades no dia a dia, tudo piora, o diabetes, a pressão e por aí vai, nesses locais de convivência eles têm encontrado tranquilidade e interação”, explicou.

A psicóloga do Hospital Regional de Sinop,Evelyn Campos, afirma que proporcionar um ambiente acolhedor, diferente do que normalmente o hospital está associado, é importante para promover qualidade de vida como também promoção em saúde mental, física e emocional. “Nós, profissionais da saúde, temos o dever de enriquecer o cotidiano dos nossos pacientes, possibilitando um espaço que estimulem o vínculo afetivo, familiar e relacionamentos interpessoais. Espaços e ações recreativas são elementos facilitadores para a elaboração da fragilidade, da ansiedade, do medo, do sofrimento e de possíveis momentos desagradáveis que a hospitalização geram”.

Saúde e sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações e o principal desafio de uma instituição hospitalar é também a atuação sustentável. A engenheira clínica e de infraestrutura da unidade, Monica Soares, afirma que não é apenas a infraestrutura, mas também a conscientização de lideranças e equipes e o engajamento de todos que faz com haja convencimento sobre a importância de mudar os hábitos.

“É preciso convencer as pessoas da importância de mudar os hábitos, a quebra de cultura, valorização e otimização de todo material e recursos que temos. O âmbito hospitalar, não é mais somente assistencial. E por que não deixá-lo mais feliz? Não é mais branco e sim colorido e quente. Valorizar o colaborador, o acompanhante e também nossos pacientes é nossa missão. E as áreas de conivência são perfeitas para isso”, concluiu.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9403663

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.