O Escritório Regional de Saúde (ERS) de Porto Alegre do Norte desenvolve atividades voltadas para a conscientização sobre a tuberculose nesta semana. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e dentistas, participam de rodas de conversa. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado em 24 de março.
Em parceria com o ERS, a Secretaria de Saúde d Confresa desenvolverá um Dia D para realização de exames preventivos da doença, principalmente os moradores que estiverem com sintomas respiratórios.
De acordo com o enfermeiro Gonçalo Gomes, técnico responsável pelas ações de Tuberculose e Hanseníase da Região Araguaia/Xingu, o objetivo das ações preventivas e educativas é detectar novos casos da doença no município, que conta hoje com uma população estimada em 30 mil habitantes.
A tuberculose é uma doença que pode ser tratada na rede pública de saúde dos municípios pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o tempo mínimo de tratamento é de seis meses. Uma das orientações principais repassadas aos pacientes é a importância de iniciar e terminar o tratamento, sem interrupção. “O tratamento correto e no tempo certo garante a cura e evita a contaminação de outras pessoas”, ressaltou Gonçalo Gomes.