O Itumbiara Esporte Clube comemora 48 anos de história nesta sexta-feira (9). Na década de 60, Itumbiara possuía duas equipes de futebol, que proporcionavam o clássico denominado NAGO (Nacional X Goiás). O Goiás, não conseguindo acesso a 1ª divisão, e o Nacional amargurando a queda para 2ª divisão, levou o Sr. Modesto de Carvalho (membro da diretoria do Nacional), a mobilizar a junção dessas duas equipes com o objetivo de criar uma nova equipe.
No dia 4 de março de 1970, o Nacional Esporte Clube e o Goiás Esporte Clube reuniram-se para tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a títulos de empréstimos à nova entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube. No dia 9 de março de 1970, desportistas, sócios do Nacional e do Goiás, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita para fundar a nova agremiação. Para comemorar o surgimento do Gigante do Vale, realizou-se um jogo amistoso no dia 18 de março de 1970 contra a equipe do Floresta de Uberlândia, com o resultado terminando em 3 a 3. O primeiro gol da equipe foi marcado por Lindomar Martins da Silva, o “Lindomar da Pedreira”.
Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estreia na competição no dia 4 de junho de 1970, jogando em casa com o América de Morrinhos. O confronto terminou empatado, em 1 a 1, onde Manezinho Garrote foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais da equipe. O Gigante do Vale se tornou campeão Goiano pela primeira vez em 2008. Primeiro título da história do Itumbiara. O time de Paulo César Gusmão aproveitou da vantagem construída no jogo de ida – 1 a 0 –, e matou a final nos contra-ataques. Aplicou 3 a 0 no Goiás, no Serra Dourada. Landu e Basílio (2), marcaram.
Com 255 pontos, o Itumbiara Esporte Clube ocupa a 157ª posição do Ranking Nacional de Clubes. A Confederação Brasileira de Futebol deseja muitas glórias e vitórias!