sábado, 30 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Evento em Brasília marca adesão de prefeituras ao Internet Para Todos

10/03/2018
in Mato Grosso

Na próxima segunda-feira (12.03), o vice-governador do estado, Carlos Fávaro, participará, em Brasília, da solenidade de assinatura do termo de adesão ao programa ‘Internet para Todos’ entre municípios mato-grossenses e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O presidente da República, Michel Temer, e o ministro Gilberto Kassab assinarão os documentos com mais de dois mil prefeitos de todo o país. A cerimônia será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), às 15h.

De acordo com o MCTIC, o programa já conta com 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330 já que 2.593 municípios manifestaram interesse em participar do programa. A ação visa levar conectividade às localidades que ainda não têm acesso à internet ou contam com o serviço ineficaz. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa do governo federal.

Fávaro informa que 124 municípios mato-grossenses já concluíram o cadastro, sendo que 102 já estão aptos a assinar o termo de adesão com o MCTIC. “É uma grande oportunidade para o nosso estado, que é destaque mundial na produção agrícola, mas ainda precisa avançar muito na área de tecnologia da informação e comunicação. Além do ganho econômico, que garantirá emprego e renda para a população, o programa tem um cunho social muito importante, abrindo um leque de oportunidades de conhecimento e qualificação para os mato-grossenses”, garantiu ele.

O termo de adesão que será assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios. As prefeituras devem indicar onde as antenas serão instaladas para distribuição do sinal de internet. Também será de responsabilidade dos municípios garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas no mês de maio e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas diariamente. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras. O programa possibilitará aos usuários conexão em banda larga a preços reduzidos.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu cerca de R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9409347

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.