domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MATERNIDADE | Unidade conta com programas para reduzir mortalidade neonatal | RORAIMA

13/03/2018
in Roraima

UTI Maternidade (79) (1)

Para reforçar as práticas de atenção ao recém-nascido de risco e oferecer atendimento mais humanizado às gestantes e aos bebês, o HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) participa de estratégias do MS (Ministério da Saúde) que visam reduzir a mortalidade de recém-nascidos de até 28 dias e garantir a eles um melhor início de vida.

Uma dessas estratégias é o QualiNeo, que oferece apoio técnico e capacitações de profissionais, para evitar casos de asfixia no nascimento e de infecções da corrente sanguínea associadas à cateter, além de aumentar a taxa de aleitamento materno, o que contribui para a diminuição da mortalidade neonatal.

O coordenador da Neonatologia do HMI, Hennedy Bernardino da Silva, ressaltou que a proposta é reunir as principais ações voltadas à saúde da criança, como método Canguru [atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso], bancos de leite humano, qualificação e habilitação de leitos para esse público, além de reanimação e transporte neonatal.

“O projeto tem nos proporcionado avanços como o fortalecimento das ações como a doação de leite materno, incentivo da amamentação até os seis meses de vida do bebê e demais ações”, disse.

No último mês, foi realizada uma visita técnica do MS a maternidade, onde a estrutura física da unidade foi avaliada de forma positiva. Conforme o coordenador, o projeto é baseado em mudanças de comportamentos, por isso não necessita de grandes investimentos. “Nossos profissionais estão sendo treinados para respeitar a individualidade de cada mãe e cada bebê, oferecendo assistência humanizada para um melhor desenvolvimento da criança e para fortalecer os vínculos afetivos”, adiantou.

O Método Canguru é um dos métodos da Estratégia QualiNeo, no qual o bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou pai, contribuindo para o ganho de peso e fortalecimento dos sinais vitais.

 Outra estratégia adotada pela unidade é o Ápice On (Programa Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia), que visa diminuir a mortalidade materna, e garantir a segurança e direitos da mulher.

O projeto promove ações de qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e aborto; saúde sexual e reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual.

“Um número expressivo de casos de mortalidade materna poderia ser evitado por ações dos serviços de saúde, a partir de atenção adequada desde o pré-natal”, explicou.

O QualiNeo e o Ápice On foram implantados no HMI, respectivamente, nos meses de agosto e setembro do ano passado e integram as diversas ações do Ministério da Saúde voltadas à saúde da criança. Ao final de dois anos de atividades, a pasta entregará um selo de qualidade às instituições que adotaram a estratégia.

TREINAMENTOS – Desde a implantação das estratégias, o HMI vem promovendo capacitações com o apoio do Ministério da Saúde. Na semana passada, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) promoveu uma oficina para os profissionais que atuam na unidade. O treinamento ocorreu na quinta e sexta-feira (8 e 9) no auditório do Bloco D de Medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Neste ano, a Sesau investirá ainda mais em treinamentos e capacitações para a Atenção Básica. Em abril será realizada a Oficina de Pré-Natal de Baixo Risco para equipes de atenção básica dos municípios, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná.

Além disso, ainda no primeiro semestre, será implantada a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, com ações voltadas à adoção de serviços como Shantala (técnica de massagem) para as mulheres grávidas atendidas no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher) e recém-nascidos no HMI, buscando assim o fortalecimento da humanização nesses serviços.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=4153

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.