Em 2017, time liderado por Filipe, Mantuan e Carlinhos levou decacampeonato da Copinha
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Começou nessa terça-feira (2), em diversas cidades do estado de São Paulo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018. Seis confrontos abriram a 49ª edição do tradicional torneio Sub-20, responsável pelo pontapé inicial do calendário do futebol brasileiro. O Corinthians, campeão em 2017 e maior vencedor da competição, com 10 taças em 18 finais, estreia apenas na quinta-feira.
Leia também: Volante rompe ligamento do joelho e é cortado da Copinha às vésperas da estreia
Abaixo, o Meu Timão resume as principais informações da Copinha e da equipe Sub-20 corinthiana, comandada pelo ex-lateral Dyego Coelho. Acompanhe:
Elenco corinthiano
Coelho terá maior teste à frente do Sub-20 corinthiano neste mês de janeiro
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O elenco possui 25 atletas. São eles:
- Goleiros: Diego, Filipe, Guilherme e Maltos
- Zagueiros: Franklin, João e Ronald
- Laterais: Carlos, Igor, Kaio Cristian, Lucas Minele, Lucas Pires e Samuel
- Volantes: Geovani, Guilherme Borges, Renan Areias e Roni
- Meias: Fabricio Oya e Ramon
- Atacantes: Bilu, João Pedro, Nathan, Vitinho, William e Zé Gabriel
- Técnico Dyego Coelho
Candidatos a destaque
O meia Fabricio Oya é uma das principais referências do Corinthians na Copinha
Rodrigo Coca/Ag.Corinthians
Fabricio Oya – Referência no meio-campo corinthiano, o meia Fabricio Oya, que atua no Timão desde o Sub-13, disputa a sua segunda Copinha. Fez parte da campanha campeã de 2017, ao lado de Guilherme Mantuan, Marquinhos e Pedrinho. Agora sem os companheiros, já promovidos ao elenco profissional, o garoto de 18 anos é o protagonista da equipe.
Fabricio é conhecido por sua habilidade, agilidade, e, principalmente, por ser o homem da bola parada no time. Ao longo de todos os anos com o manto alvinegro, o camisa 10, natural de Campinas, interior de São Paulo, soma 12 títulos. E vai em busca do 13º.
Filipe – Outro jogador que sabe bem o que é disputar e levantar a taça da Copa São Paulo é o goleiro Filipe, de 19 anos. Natural do Rio de Janeiro, o arqueiro ficou com o vice do torneio em 2016, ainda aos 17 anos e, em 2017, foi o titular da equipe que sagrou-se decacampeã sobre o Batatais. Filipe também alcançou o Mundial de Clubes Sub-17 pelo Corinthians.
Ronald – Capitão do Sub-17 alvinegro, o zagueiro Ronald é conhecido por sua solidez e consciência com a bola nos pés. Na última temporada, o defensor chegou com o time comandado por Marcos Soares à semifinal do Campeonato Paulista e à final da Copa do Brasil da categoria. Aos 17 anos, disputará a Copinha pela primeira vez.
Vitinho – Já conhecido pela Fiel, o meio-campista Vitinho, considerado umas das principais joias da base do Timão, também é um dos destaques do grupo. Experiência na competição, vale ressaltar, ele já possui: ainda que não tenha sido titular, Vitinho integrou o elenco campeão de 2017. Com objetivo de se firmar no clube, o atleta tem trabalhado para ganhar massa muscular e, com isso, fortalecer o seu condicionamento físico.
Grupo do Timão
Timãozinho iniciou preparação para Copinha ainda em novembro
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
A equipe do Parque São Jorge está no grupo 17, ao lado de Ferroviária, Corumbaense-MS e Pinheiro-MA. Todos os embates desta chave serão disputados em Araraquara, interior de São Paulo, sede do Timãozinho ao longo da primeira fase.
Dos quatro times, apenas o Corinthians já foi campeão – como informado acima, dez vezes: 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e, por fim, 2017.
Tabela do Corinthians
- 04/01 (qui) | estreia na Copinha, diante do Corumbaense-MS – Arena Fonte Luminosa – 21h30
- 07/01 (dom) | partida diante do Pinheiro-MA – Arena Fonte Luminosa – 16h
- 10/01 (qua) | partida diante da Ferroviária – Arena Fonte Luminosa – 19h30
Recorde de times
A Copa São Paulo de 2018 traz número recorde de equipes: 128. Em relação ao ano passado, mais oito times foram acrescentados ao campeonato. O aumento põe fim ao antigo regulamento que classificava alguns clubes derrotados.
Sistema de disputa
A fase de grupos possui turno único e é composta por três rodadas. Os dois melhores de cada chave avançam à segunda fase – assim, dos 64 classificados, 32 seguem para a terceira etapa, 16 para as oitavas de final e oito para as quartas (tal sistema eliminatório persiste até a final). A grande decisão acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
Onde acompanhar
Imbatível, Timão corou boa campanha de 2017 com vitória sobre Batatais
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Quatro canais (três por assinatura) transmitem os jogos deste ano: SporTV, ESPN Brasil, Rede Vida e Globo (apenas a final). A Federação Paulista de Futebol também exibirá ao vivo todas as partidas pela internet.
Todos os duelos do Corinthians têm a cobertura em tempo real do Meu Timão.
Estudiosos do Parque
Além da boa atuação, o Sub-20 do Corinthians conta um com trabalho árduo feito fora dos gramados com o intuito de ajudar o Timãozinho a assegurar mais um título da Copinha. O Centro de Análise de Desempenho e Inteligência da Informação, mais conhecido como CADI², é responsável por analisar o desempenho da base, estudar os seus adversários e, a partir disso, gerar dados que ajudem a equipe corinthiana em seus desafios.
Veja mais em:
Base do Corinthians, Copinha e Corinthians Sub-20.