Depois de vencer a Copinha, o Timãozinho não conseguiu engrenar na temporada
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O ano de 2017 assegurou ao Corinthians os títulos dos Campeonatos Paulista e Brasileiro. Nas categorias de base do clube, a temporada começou com o pé direito, já que o Timãozinho sagrou-se campeão da Copinha pela décima vez. Mas, ao que diz respeito a triunfos, o grupo alvinegro parou por aí, protagonizando, inclusive, eliminações bastante precoces.
Além da promoção de jogadores ao elenco profissional logo após o fim do torneio de juniores, o time do Parque São Jorge também contou com mudança de técnico. Aceitando a proposta para se tornar auxiliar de Fábio Carille, Osmar Loss deu espaço a Dyego Coelho, ex-lateral-direito do Corinthians e cria do terrão.
Pensando nos altos e baixos vividos pela principal equipe da base corinthiana, o Meu Timão listou a trajetória do coletivo, passando por todas as competições disputadas na temporada.
Copa São Paulo de Futebol Júnior
O Sub-20 do Corinthians iniciou a temporada com o pé direito, assegurando mais uma Copinha
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
O grande momento da base no ano. Sob o comando de Osmar Loss, o Timãozinho assegurou o seu décimo título do torneio após deixar para trás as seguintes equipes: Pinheiro-MA, Manthiqueira, Coritiba, Internacional, Flamengo, Juventus e Batatais. Com nomes como Vinícius Del’ Amore, Marquinhos, Pedrinho e Carlinhos – este último artilheiro da competição com 11 gols -, o time do Parque São Jorge festejou no Estádio do Pacaembu, depois triunfar no finzinho da partida por 2 a 1.
Copa do Brasil
Timãozinho ‘desperdiçou’ nova chance e se despediu da Copa do BR ainda na segunda fase
Foto: Léo Lemos/Náutico
Agora orientada por Dyego Coelho, já que Loss ascendera à equipe profissional, a garotada viveu reviravolta durante o campeonato. Eliminados na primeira fase, os corinthianos voltaram ao combate graças à desclassificação de seu primeiro adversário, o Náutico, que inscreveu jogador irregular. Frente à Chapecoense, no entanto, a despedida aconteceu depois de nova derrota, dessa vez por 2 a 1, fazendo com que os jogadores alvinegros dessem adeus ao torneio ainda na segunda fase.
Campeonato Brasileiro
Goleiro Filipe não conseguiu deter o ataque do Grêmio na estreia do Brasileiro
Foto: Denny Cesare/Ag. Corinthians
Precoce, também, foi a eliminação no Brasileirão da categoria, já que o grupo da Zona Leste, então vice-campeão, encerrou sua participação no primeiro estágio da disputa. Com derrotas por 3 a 1 para o Grêmio, 1 a 0 para o Coritiba, 3 a 0 para o Flamengo e um empate por 2 a 2 com o Goiás, o Timão não conseguiu engrenar em mais um compromisso na temporada.
Campeonato Paulista
Volante Guilherme Mantuan, cedido do profissional para o embate diante do Palmeiras
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Classificado à fase mata-mata do Estadual, o Corinthians passou pela Portuguesa nas oitavas de final, mas, nas quartas, caiu para o arquirrival Palmeiras. No primeiro duelo da decisão, acontecido na Arena de Itaquera, os donos da casa foram superados por 1 a 0. Na grande final, o placar se repetiu e a eliminação se concretizou.
Jogos na Espanha
A garotada voltou ao Brasil sem balançar as redes na Espanha
Divulgação
Antes de encarar o Deportivo La Coruña, em amistoso válido pelo 19º Torneio Victoria “Memorial Moncho Rivera”, realizado na Espanha, o Sub-20 corinthiano mediu força com o Racing de Ferrol, em jogo-treino, e acabou goleado por 5 a 0. Diante do Deportivo, o resultado foi ainda pior: nova goleada, dessa vez por 7 a 0.
Copa Internacional Ipiranga
Em preparação para a Copinha, Corinthians deixou Copa RS sem vencer
Reprodução/SportTV
No último compromisso da temporada, que serve como preparação para a Copinha, o Timãozinho entrou em campo em quatro oportunidades e o deixou sem nenhuma vitória. Eliminada ainda na fase classificatória, figurando a lanterna, a garotada somou derrotas para Atlético Mineiro e Bahia e empates com Botafogo e Toluca, do México.
Olho no futuro!
Se 2017 não foi um bom ano para o Sub-20 do Corinthians, 2018 está aí para ser diferente. E, já no próximo dia 4, o Timão estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Frente ao Corumbaense-MS, às 21h30, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, os garotos dão o pontapé inicial em busca do 11º título do principal torneio das categorias de base.
Veja mais em:
Corinthians Sub-20, Base do Corinthians e Copinha.