Cultura cresceu nas ruas dos Estados Unidos e agora domina o mundo
Diversos sites sobre tênis tentam conquistar o público com produtos que sejam cada vez atrativos, coloridos e que sejam diferenciados. Essa cultura faz parte de um momento chamado “sneakerhead”. São fissuradas por tênis, que colecionam e tratam seus pisantes com o máximo cuidado possível.
Essa cultura está em toda parte. De tênis esportivos ao Nike Air Zoom Alphafly Next%, os tênis evoluíram para um grande elemento da moda mundial. É bem provável que você tenha encontrado alguém que se autodenomina um sneakerhead ou alguém que coleciona, comercializa ou admira tênis como hobby.
Isso se deu por alguns motivos. A ascensão do basquete e do hip-hop na década de 1980 fomentaram um movimento da cultura do tênis. A linha de tênis de basquete Nike de Michael Jordan – Air Jordan – foram os primeiros tênis muito cobiçados pelos colecionadores.
Sua linha característica também foi o início de uma guerra entre os gigantes, como Adidas e Nike. Elas vivem uma competição acirrada para que os atletas endossassem seus produtos e, o mais importante, suas linhas de calçados.
Sapatos, e aqueles que os usaram, desenvolveram credibilidade com base no fato de um atleta ou artista de hip-hop ter endossado o produto. Lentamente, o valor dos sapatos aumentou para o que são hoje, onde alguns são vendidos por bem mais de 20 mil dólares. Dá para imaginar?.
Em última análise, o valor de um sapato depende de muitos fatores: a marca, o estilo, a tecnologia, a cor e a propaganda em torno dele. Tudo isso depende de como a marca comercializa o calçado. Por exemplo, a Nike criou 34 modelos diferentes da Air Jordan, cada um com estilos e tecnologias diferentes. Mesmo assim, o preço de muitos deles pode variar entre 150 e 15 mil dólares.
Os sneakerheads não são apenas colecionadores, mas também empreendedores. Incontáveis tênis têm ganhado a vida com suas obsessões por tênis abrindo suas próprias lojas de varejo, contas no YouTube ou outros serviços. Um dos pioneiros da comunidade empreendedora sneakerhead, BenjaminKickz, começou a revender tênis para celebridades com apenas 15 anos de idade.
Muitos sneakerheads seguiram o mesmo caminho e estão vendendo seus tênis online ou em grandes convenções. Marcas como Nike, Adidas, Converse, Puma, Vans, New Balance, Reebok e Under Armour têm uma presença massiva no jogo de revenda.
Convenções como a Sneaker Con podem reunir milhares de pessoas para negociar ou vender seus tênis uns para os outros, alimentando o interminável negócio. Sites como StockX, Goat e FlightClub têm sido grandes beneficiários da cultura do tênis. Os tênis são um segmento crescente da cultura pop. À medida que as marcas continuam a criar e desenvolver sapatos novos e atraentes, a cultura do tênis continuará a crescer. E esse é um caminho sem volta.