sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Emissão de carteira de identidade em Rondônia aumenta em mais de 30% em um ano

10/09/2015
in Rondônia

Em oito meses, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) Engrácia da Costa Francisco expediu 60.341 carteiras de identidades ou Registro Geral (RG) em Rondônia, número que corresponde a aproximadamente 14 mil (30,6%) a mais do que no mesmo período do ano passado.

O procedimento para emissão do RG é realizado com o uso da coleta informatizada das impressões digitais, desde o ano de 2009, com a adesão ao Sistema Afis (Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais), instalado na unidade do Shopping Cidadão em Porto Velho e em 30 postos espalhados nas delegacias do interior do estado.

Para a solicitação da carteira de identidade é necessário ter em mãos duas foto 3×4, CPF (opcional) e originais da certidão de casamento ou nascimento. A primeira via é gratuita, mas para a segunda é cobrada uma taxa administrativa de R$ 82,84, com boleto emitido no site da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

Caso o solicitante tenha sido furtado e queira solicitar a segunda via, basta apresentar o registro da ocorrência, que a emissão será gratuita, com base na Lei Estadual 2.443/2011.

BIOMETRIA

Segundo o diretor do IICC, Luiz Carlos de Lima, a biometria é um procedimento confiável para a produção das cédulas de identidade. O trabalho é realizado através do Kit Bios, composto por um computador, câmera fotográfica, um scanner de alta resolução e uma caneta digital. Após a coleta, as impressões digitais são enviadas ao Instituto Nacional de Identificação (INI).

“Uma vez o requerente identificado por meio de procedimento biométrico, se tem a certeza de que outra pessoa não poderá se passar pelo titular do documento, pois os dados digitais são lançados em um sistema nacional e servem de pesquisa para identificação. O programa é realmente 100% confiável, e ao analisar uma impressão de uma pessoa sempre utilizamos os 12 pontos característicos”, destacou o diretor.

Ainda conforme Luiz Carlos, a Lei Estadual 2.443/2011 é válida para a segunda via também para quem teve furtados Carteira de Habilitação e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Entretanto, a legislação exige que a comunicação se dê através da apresentação da ocorrência policial emitida pelas delegacias.

De acordo o secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, por conta do alto índice de pedidos de retirada de outras vias com ocorrência policial pelo extravio da Carteira de Identidade a Polícia Civil decidiu que irá investigar a veracidade do requerente.

“As pessoas que perdem documentos devem usar as formas legais de obter a segunda via e evitar registrar ocorrência de furto ou roubo, o que reflete drasticamente no aumento de nossas estatísticas. A comunicação falsa de crime ou de contravenção (registrar delito que não ocorreu) é crime previsto no Código Penal, e a punição pode chegar a cinco anos de prisão”, alertou Reis. Autor: Decom

 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DocumentosEmissãoRG

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.