quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça – Provérbios 16:8

16/09/2015
in Estudos de Provérbios, Religião

A vida é composta de uma série de escolhas baseadas em prioridades. Prioridades certas levam a escolhas certas, o que resulta numa vida bem sucedida. Jeová declarou um sistema de valores para as prioridades humanas, e o rei Salomão o confirmou pela mais extensa experimentação social na história humana. Mas apenas poucos grandes homens (e mulheres) alinharão as suas prioridades com as de Deus e fazer escolhas sábias. Somente alguns poucos serão algo notável para com Deus e para com os homens de bem.

Qual é o problema? Por que tão poucos vivem uma vida bem sucedida à vista de Deus e dos homens? Porque as prioridades do mundo são opostas às de Deus! O mundo mede o sucesso por uma formação escolar, uma carreira de sucesso, uma casa confortável e uma boa aposentadoria. O Senhor mede o sucesso pela piedade com contentamento (ITm 6:6). Quão opostos são esses objetivos? Qual o grau de pobreza que você está disposto a chegar para ser justo?

Salomão tinha mais dinheiro e poder do que Bill Gates possa imaginar. Ele tinha 1.000 mulheres. O livro de Eclesiastes registra a busca dele pelo sentido da vida do homem. Ele concluiu a sua investigação escrevendo que temer a Deus e guardar os Seus mandamentos é o dever de todo homem (Ec 12:13-14). Ele escreveu o provérbio acima porque ele descobriu que a riqueza é vazia e frustrante; e ele sabia que todo homem daria conta de sua conduta na terra.

A justiça deve ser uma prioridade maior do que grandes ganhos! Agradar a Deus deveria ser mais importante do que ganhar muito dinheiro. Sendo isso verdade, você tomará decisões objetivando o que é justo ao invés de como se tornar rico. Você usará os domingos para o Senhor. Você será perfeitamente honesto. Você evitará os homens maus, não importando o quão bem sucedido eles são. Você dará liberalmente ao Senhor e aos pobres. Você economizará, evitará dívidas e odiará garantias em fianças. Você gastará uma hora a mais em confissão, meditação, oração e autoexame do que fazendo uma hora extra no trabalho.

Considere Ló e Abraão. Ló escolheu a campina do Jordão por vantagens financeiras, mesmo considerando que Sodoma estava naquela região (Gn 13:10-13). Ele terminou por perder tudo, vivendo numa caverna em miséria profana (Gn 19:30-38). Abraão tomou as terras mais pobres, mas ele era amigo de Deus e pai de Israel. Apesar dos dois homens serem eleitos de Deus, Ló arruinou e desperdiçou a sua vida; Abraão aceitou menos para ser grande com Deus. Qual deles você gostaria de ser?

Moisés recusou os prazeres e as riquezas do Egito para poder estar com o povo de Deus e buscar as riquezas de Cristo (Hb 11:24-26). Mas um jovem governante voltou as costas pra o Próprio Filho de Deus, porque ele amava demais o dinheiro (Mt 19:16-26). Moisés é conhecido nominalmente até os nossos dias e reverenciado como um grande homem, mas o governante tolo com as suas prioridades distorcidas é um exemplo sem nome de como não se deve viver. Qual deles você gostaria de ser?

Se você teme a Deus e valoriza o agradar a Ele, então você fervorosamente escolheria ser Abraão e Moisés ao invés de Ló e do tolo homem rico. Mas existe algo mais nessa equação, pois ao renunciar à sua vida natural pelo Senhor isto lhe trará bênçãos espirituais e tentar salvar a sua vida natural lhe trará perdas espirituais (Mt 16:24-26). Nenhum homem jamais renunciou a ganhos por causa do Senhor que não tenha sido recompensado neste mundo e naquele por vir (Mc 10:28-30).

Como é melhor o pouco com justiça do que os grandes ganhos sem justiça? Nenhum volume de dinheiro pode compensar uma consciência culpada. Nenhuma quantia de dinheiro pode compensar o castigo severo de Deus pelas suas éticas pecaminosas. Nenhum valor pode compensar a perda das bênçãos espirituais. Nenhuma importância em dinheiro pode livrar a sua alma da natureza enganosa das riquezas (ITm 6:6-10). Nenhuma importância em dinheiro pode lhe salvar no Dia do Juízo.

Quem você preferiria ser, o homem rico que se fartava suntuosamente todos os dias, enquanto se vestia de púrpura e linho finíssimo, ou Lázaro o mendigo, que se deitava com fome à porta do rico e tinha as suas muitas feridas lambidas pelos cães da rua? Temos aqui o maior contraste do pouco e do muito ganho! Certamente você valorizaria os destinos eternos deles como peso suficiente para escolher a Lázaro. Mas com fé, esperança, alegria e paz pelo Espírito, Lázaro também era o mais feliz aqui na terra!

Votos de pobreza dos sacerdotes e freiras romanas não estão sendo consideradas aqui, pois são evidentemente falsas: não havia sacerdotes ou freiras no Novo Testamento – só havia bispos, ou pastores ou diáconos (ITm 3:1-13; Fp 1:1). Deus nos deu ricamente todas as coisas para desfrutarmos (ITm 6:17-19), e os trabalhadores ministeriais são dignos do seu salário (ITm 5:17-18; ICo 9:3-11). Não há nada correto com respeito à hipocrisia monástica daqueles que seguem as mentiras diabólicas de evitar carne e proibir o casamento (ITm 4:1-3; Cl 2:18-23).

Você já tomou decisões hoje, e ainda tomará outras. Que prioridades ditam suas escolhas e decisões? Você adquiriu uma porção no sistema de valores do mundo ou você está comprometido de todo o coração com os valores do sistema de Jeová? O provérbio que está diante de você é uma lei certa no que diz respeito às sábias prioridades. Certifique-se de que você está escolhendo e valorizando a justiça acima dos ganhos, do contrário você terminará numa situação semelhante à de Ló ou à de um jovem governante tolo.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusjustiçaProvérbiosriqueza

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.