sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rondônia tem prazos determinados para apresentar soluções no sistema penitenciário

29/09/2015
in Rondônia

Dentro do prazo máximo de 60 dias o Estado de Rondônia deverá comprovar medidas efetivas para solucionar os problemas existentes no sistema penitenciário estadual, conforme acordo firmado nesta segunda-feira (28/09) durante Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa, que reuniu representantes do Ministério Público, Secretaria de Justiça, OAB/RO,  Sindicato dos servidores penitenciários (SINGEPERON) e da Delegacia Especializada na Repreensão aos Delitos Cometidos no Sistema Penitenciário.

Na Audiência Pública, convocada com o objetivo de discutir e analisar a possibilidade de uma intervenção federal no Sistema Prisional do Estado, foi assinado Termo de Acordo no qual o Estado, através da SEJUS, se compromete a fazer encaminhamentos à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, respeitando prazos determinados:

NO PRAZO DE 60 DIAS: apresentar todos os projetos efetivados, incluindo cópias dos contratos de contratação de viaturas e ambulância, além de cópias na íntegra dos processos de infraestrutura das unidades prisionais – na atual situação, se registra esgotos a céu aberto, falta de locais adequados para visita íntima, infiltrações em tetos e paredes, condições insalubres que põem em risco a saúde de servidores, apenados e visitas; viaturas sucateadas, e falta de assistência em tempo hábil nos casos de acidentes e incidentes ocorridos nos presídios, pela inexistência de ambulância;

NO PRAZO DE 10 DIAS: apresentar cópias do processo de equipamento e aparelhamento para atender o sistema prisional. Realidade hoje é a total falta de equipamentos de segurança como armas não letal, munições antimotim, coletes, munições, rádio HT, dentre outros. Além disso, o aparelhamento existente não atende a quantidade de servidores por plantão, e a maioria com validade vencida, e tendo os próprios servidores de se encarregarem da manutenção de armas em precárias condições de uso;

E NO PRAZO DE 72 HORAS encaminhar sobre decisão de mudança de escala de serviço para 12×24, 12×72 sem banco de horas.

O processo de intervenção federal tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), e foi iniciado pela Procuradoria Geral da República (PGR). A participação do SINGEPERON foi fundamental. Em recente manifestação da PGR, o Sindicato é mencionado várias vezes pelos documentos apresentados, que apontam graves problemas no sistema prisional de Rondônia, e constatam que não houve avanço desde o Pacto firmado perante a Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), em 25 de agosto de 2011.

O assunto voltou a ganhar destaque depois da apresentação de novas informações e pedido de celeridade no processo de intervenção formalizado pessoalmente em Brasília, na sede do STF, pelo presidente do SINGEPERON, Anderson Pereira, acompanhado dos advogados Gabriel Tomasete e Cristiano Polla. Isso aconteceu no dia 03 deste mês, quando foi amplamente divulgado na imprensa estadual.

O SINGEPERON espera que as autoridades estaduais que assinaram o Pacto de Melhorias no Sistema Penitenciário perante a Corte Interamericana exijam do Executivo o cumprimento, considerando que as consequências para o Brasil são muito sérias.

Por Lucas Tatuí

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: GovernopenitenciáriaprazoRondoniaSingeperonsolução

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.