A criação do cargo e posterior contratação de técnico em Libras, para atender as unidades hospitalares e também as unidades de segurança pública, está sendo reivindicada na Assembleia Legislativa de Rondônia, através de propositura apresentada pelo deputado estadual Hermínio Coelho. Ele apresentou Indicação Parlamentar – IP, reivindicando a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas do Governo do Estado de Rondônia, quanto a necessidade de planejar e adotar todas as medidas administrativas necessárias, visando a realização no decorrer do ano de 2016, de Concurso Público para admissão de técnico em Tradução e Interpretação de Libras.
Na propositura apresentada na ALE, o deputado Hermínio Coelho apresentou a seguinte justificativa: “O poder público deve desencadear esforços constantes no sentido de garantir a inclusão social de pessoas especiais, principalmente em situações que carecem de um pronto atendimento, evitando que estas ocorrências acabem provocando outros traumas. Assim sendo, é extremamente necessário que o Governo Estadual agilize as medidas administrativas necessárias, para dotar pelo menos inicialmente as unidades de maior concentração pública, de profissionais aptos a auxiliar no atendimento dos surdos e mudos”.
Desta forma, prossegue o deputado Hermínio Coelho, “é perfeitamente justificável a contratação de técnico em Tradução e Interpretação de Libras, para trabalharem em plantões permanentes, 24 horas, nas unidades policiais e nas unidades da rede pública de saúde”.
O Técnico em Tradução e Interpretação de Libras realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, com fluência e coerência em diferentes espaços. Sua atuação deve respeitar a ética profissional do intérprete e a cultura surda. Ao concluir, o deputado declarou ser a comunicação um fator indispensável para o desenvolvimento do ser humano.