terça-feira, 3 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rondônia está entre os estados que lideraram desmatamento em setembro

22/10/2015
in Rondônia

Em setembro de 2015, a Amazônia Legal teve 229 quilômetros quadrados (km²) de floresta desmatada. O dado representa uma redução de 43% em relação ao mesmo período de 2014, quando o desmatamento somou 402 km². Os estados que mais desmatados foram Mato Grosso (55%), Pará (28%) e Rondônia (12%). As informações são do boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Os que registraram menor ocorrência foram Amazonas (3%), Acre (1%) e Roraima (1%). Os municípios mais desmatados foram Colniza (MT), com 21,2 km²; São Félix do Xingu (PA), com 18,1%; e Juara (MT), com 13,3 km².

As florestas degradadas, que são áreas exploradas pela atividade madeireira e/ou queimadas, somaram 697 km² em setembro de 2015. Em comparação ao mesmo mês em 2014 houve um aumento de 12%, quando somou 624 km².

Desmatamento correspondente a setembro de 2015. Imagem: Reprodução/Imazon

Setenta e três por cento do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante da atividade foi registrado em Assentamentos de Reforma Agrária (14%), Unidades de Conservação (10%) e Terras Indígenas (3%).

Os assentamentos respondem por 32 km² do desmatamento detectado em setembro de 2015. As áreas mais afetadas foram Projeto de Assentamento (PA) Santa Maria II, em Machadinho D’Oeste (RO), Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Castanheira, em Placas (PA) e PA Japuranoman, em Nova Bandeirantes (MT).

As Unidades de Conservação mais desmatadas foram APA Triunfo do Xingu (PA), Flona de Saracá-Taquera (PA) e Flona do Jamanxim (PA). Ao todo, houve perda de 22 km². Já nas Terras Indígenas foi detectada a perda 6 km². As mais desmatadas foram a Sete de Setembro (RO), Kayabi (MT) e Aripuanã (RO).

De acordo com o boletim, foi possível monitorar 96% da área florestal na Amazônia Legal enquanto que em setembro de 2014 o monitoramento cobriu uma área menor (93%) do território.

Fonte: Portal Amazônia

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Amazônia LegalDesmatamentomato grossoParárankingRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.