Eduardo Cunha pode ficar livrado de qualquer crime por causa das contas da Suíça que não foram declaradas à Receita Federal. Isso porque o relator Manoel Junior (PMDB-PB), um dos principais aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reinseriu no projeto de lei 2960 um parágrafo polêmico que exime de punibilidade criminal quem tem conta no exterior não declarada à Justiça brasileira.
Em suma, o parágrafo 5º do PL 2960 livra todos os que têm conta secreta não declarada no exterior de supostos crimes como evasão de divisas e ocultação de bens. O projeto deve ser levado à votação nesta quarta-feira (28) na Câmara. Os líderes do PSDB e PSB vão pedir análise em separado do parágrafo polêmico. A oposição articula para tentar excluir o Parágrafo em votação no plenário.
Se a proposta for aprovada na Câmara, segue para tramitação no Senado. Se o parágrafo polêmico for aprovado, irá “livrar a pele” de investigados na Lava Jato e muitos brasileiros listados no escândalo do Swissleaks, que envolve correntistas brasileiros do HSBC que mantinham dinheiro ilegalmente no país europeu.
Fonte: Varela Notícias