segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Abertura do Fórum de Políticas Públicas do Sebrae com a presença de agentes de desenvolvimento

02/12/2015
in Notícias, Rondônia

O Fórum de Políticas Públicas do Sebrae, realizado ontem, 1º de dezembro, no auditório do Senac, conta com a presença de agentes de desenvolvimento do interior do estado. A cerimônia começou às 14h30 com a presença do vice-governador Daniel Pereira, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marcelo Thomé, do diretor técnico Samuel Almeida e do diretor administrativo e financeiro Carlos Berti.

A Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Rondônia tem se esforçado para que os municípios implementem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Em outras palavras, esse esforço quer dizer que as prefeituras e poderes legislativos municipais precisam tirar a lei do papel e colocá-la em prática. O Sebrae se esforça para que isso aconteça, porque com a lei regularizada, os empresários locais de micro e pequeno portes poderão vender seus produtos e serviços ao poder público, fortalecendo os todos os segmentos produtivos, inclusive os rurais.

Para implementar a lei o município precisa ter um ou mais funcionários que sejam os interlocutores entre esses fornecedores e as instituições públicas que comprarão os produtos deles. O Sebrae dá capacitação a esses agentes e promove encontros para que sejam atualizados nos referenciais que favorecem os pequenos negócios. O evento conta com a presença de vários agentes de desenvolvimento que estão muito interessados no desdobramento das gestões que possibilitam a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A Redesim foi criada pelo Governo Federal através da Lei Nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007. É um esforço conjunto que estabelece a parceria do Sebrae com a Junta Comercial, Secretaria Estadual de Finanças, Associação dos Municípios, Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade, Agência de Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. O fórum demonstra ações que apresentam a Redesim como um instrumento que garante a linearidade do processo para abertura e regularização de empresas.

Em seu pronunciamento, Marcelo Thomé, presidente do conselho deliberativo do Sebrae e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, estimulou os prefeitos a regularizar a lei geral em seus municípios, dado que, dos 52 municípios de Rondônia, somente 23 estão com a lei geral implementada e oferecendo melhores oportunidades para os pequenos negócios.

O vice-governador Daniel Pereira demonstrou seu apoio à implementação da lei geral e deu exemplos da atuação do governo estadual no tratamento diferenciado aos pequenos negócios, reconhecendo sua importância para o crescimento e desenvolvimento econômico do estado.

Samuel Silva, diretor técnico do Sebrae, apresentou os projetos de atuação e enfatizou a importância da parceria com as prefeituras, não somente para a lei geral ser regularizada, mas também para implantação da Redesim nos municípios com a colaboração da Junta Comercial. A Jucer, com seu secretário executivo Éder Falcão, apresentou o cenário atual para a implantação da Redesim e destacou que o sistema vai garantir a linearidade do processo de abertura de empresas, desde que todos os órgãos e instituições trabalhem de forma integrada, em um movimento sincronizado.

No período da noite, o prefeito de Cascavel (PR), Edgar Bueno, apresentou os casos de sucesso em seu município que contaram com o apoio do Sebrae. Ele foi premiado nacionalmente pelo Sebrae como “Prefeito Empreendedor” na categoria “Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”. Depois é a vez de Roberto Maciel, de Vitória (ES), que falou sobre a economia criativa com a satisfação em verificar o sucesso dos empreendedores que trabalham e se dedicam a esse segmento.

O evento prossegue, hoje, 2 de dezembro, com a participação do Tribunal de Contas, Sebrae e Governo do Estado e Ministério Público de Contas, enfatizando o benefício da priorização da MPE nas compras públicas.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.