Porto Velho, RO – Com a finalidade de debater e deliberar sobre a avaliação atuarial de 2014 do estado de Rondônia e a adesão ao programa de modernização “pró-gestão” do Ministério de Previdência Social – MPS, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) realizou a 1ª Audiência Pública, na última segunda-feira (30), no auditório do Tribunal de Contas, com o tema “A Saúde Financeira e Atuarial do RPPS do Estado de Rondônia”.
Foram convidados como palestrantes a presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira – com o tema O Processo de Modernização do RPPS do Estado de Rondônia- , o representante da Somma Investimentos, Ricardo Giovernardi – que discorreu sobre A Política de Investimento dos Recursos dos Fundos Financeiro e Capitalizado do Iperon – e o conselheiro do Conselho Fiscal, Ivan Pimenta – quefalou sobre o Resultado da Avaliação Atuarial 2015: desafios e oportunidades para o estado de Rondônia.
Além de cumprir um dos critérios para adesão ao “Pró-Gestão”, a audiência, que teve como mediador o conselheiro do Conselho Administrativo Francisco Borges, permitiu aos segurados a participação efetiva e determinante para que juntos possam prover um futuro seguro e responsável.
O evento contou com a participação de segurados e representantes de Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Segundo o gerente administrativo e financeiro do Iperon, Roney Silva da Costa, a audiência pública tem o papel de levar ao conhecimento dos servidores a importância do impacto financeiro e atuarial. “Além de orientar os gestores a buscarem soluções para que esse impacto não venha afetar os benefícios futuros dos segurados”, finalizou Roney da Costa.