
A solenidade contou com presença do desembargador Roque Antônio Mesquita de Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do prefeito Antônio Carlos Pannunzio, do secretário de Negócios Jurídicos, Maurício Jorge de Freitas, dos juízes Hugo Leandro Maranzano, diretor do Fórum de Sorocaba, Erna Thecla Hakvoort, da primeira vara do juizado especial cível, Douglas Augusto dos Santos, da segunda vara do juizado especial cível, e do diretor do Procon, Domingos Paes Vieira Filho. Também estiveram presentes representantes de empresas, como a superintendência do Banco Itaú, representantes do Banco Santander, Banco do Brasil entre outros.
O objetivo da parceria é resolver, de forma rápida, conflitos que não têm a necessidade de se transformar em ação judicial, contando para isso com apoio das próprias empresas fornecedoras ou prestadoras de serviço. “O consumidor expõe a sua reclamação e pode obter a resposta em até 10 dias. Se optasse por uma ação judicial, poderia esperar meses para a solução do conflito”, explicou o diretor do Procon.
A juíza Erna Thecla Hakvoort abriu o evento comentando que, após quase 20 anos de magistrado, ela mudou sua forma de trabalhar. Contou que, com o amadurecimento, percebeu que não podia ficar trancada em seu gabinete tomando decisões e que o correto seria ir até a comunidade. Por isso, ficou tão entusiasmada quando foi procurada pelos representantes do Procon, que apresentaram essa proposta de parceria.
O diretor do Fórum, Hugo Leandro Maranzano, disse que o Brasil tem hoje 100 milhões de processos em andamento e que, a cada 5 segundos, alguém ajuiza uma nova ação. “A justiça brasileira precisaria ser uma estrada moderna, com várias faixas para afluir, mas somos uma estrada de pista simples, lenta, por causa da nossa falta de estrutura, por isso, é tão importante buscar medidas alternativas como essa.”
O prefeito Antônio Carlos Pannunzio destacou que o Poder Judiciário brasileiro, mesmo em tempo de crise, vem dando exemplo de como é possível inovar para cumprir o seu papel. “A meu ver, estamos dando um passo histórico, esse pacto vai marcar o começo de uma nova época”, disse ele. Já o desembargador Roque Antônio Mesquita de Oliveira contou que é sorocabano e se orgulha muito disso, porque a cidade sempre lidera, dando bons exemplos para os demais municípios do Brasil. “Espero que essa parceria entre Justiça e Procon, que está se iniciando em Sorocaba, seja copiada e se multiplique por todo o Brasil.”